Todos os webinários possuem certificação, com carga horária referente a sua duração, e para obter o certificado é necessário realizar a inscrição no SIGEventos.
Saiba como fazer sua inscrição: https://bit.ly/3w6Cmp7
Todos os webinários possuem certificação, com carga horária referente a sua duração, e para obter o certificado é necessário realizar a inscrição no SIGEventos.
Saiba como fazer sua inscrição: https://bit.ly/3w6Cmp7
Tema: Gêneros Digitais na Educação: O trabalho com ferramentas tecnológicas
Nesse webinário serão discutidas as bases teóricas a respeito de Ensino Remoto, Ensino Híbrido e Educação a Distância (EaD).
Palestrante: Prof. Dr. João Batista Bottentuit Junior
Doutor em Ciências da Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho e Professor do Departamento de Educação II da UFMA.
Tema: Inteligência Artificial Generativa: Aspectos, aplicações, e implicações
Palestrante: ANSELMO CARDOSO DE PAIVA
Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Maranhão, coordenador do Núcleo de Computação Aplicada NCA-UFMA, emembro da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e da ACM (Association for Computing Machinery).
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão (1990), mestrado em Engenharia Civil – Estruturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001).
Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Gráfico (Graphics), atuando principalmente nos seguintes temas: Realidade Virtual e Aumentada, Computação Gráfica, GIS, Processamento de Imagens Médicas e Visualização Volumétrica
Tema: Formações continuadas para professores de Matemática: importância e alguns exemplos.
Palestrante: Profa. – Viviane de Oliveira Santos
Possui doutorado em Educação Matemática e pós-doutorado na área de História das Ciências pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp), mestrado em Matemática e licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). É professora efetiva no Instituto de Matemática da Ufal, coordenadora do projeto de extensão “Sem mais nem menos” da UFAL, coordenadora nacional do Mestrado Profissional em Rede Nacional (Profmat), docente no Profmat-Ufal e no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, editora-adjunta da Coleção História da Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática e líder do Grupo de Pesquisa “História da Matemática e Educação Matemática” da Ufal. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática, História da Educação Matemática, Educação Matemática e Ensino de Matemática.
Tema: Atenção à saúde das pessoas com estomia
Na ocasião, o especialista discutirá temáticas que contemplem as necessidades e particularidades da pessoa com estomia, com ênfase nos seguintes subtemas: aspectos psicológicos das pessoas com estomia, atividades sociais e lazer e cuidados em domicílio à pessoa com estomia.
Palestrante: Juliano Teixeira Moraes
O professor Juliano Moraes é mestre em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde e Doutor em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto pela UFMG. Tem experiência na área de enfermagem com ênfase em Saúde do Adulto e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas seguintes temas: estomaterapia, avaliação de programas e serviços de saúde e segurança do paciente. Ele também é autor do curso Atenção à pessoa com estomia da UNA-SUS/UFMA.
Atualmente, é docente associado da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ); coordenador do curso de graduação em Enfermagem; docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Enfermagem; diretor do departamento de educação da SOBEST (Sociedade Brasileira de Estomaterapia); membro do Education Committee do WCET (World Council of Enterostomal Therapists); e editor Chefe da Rev. Estima – Brazilian Journal of Enterostomal Therapy.
Tema: Traumatismo Cranioencefálico: Saúde, Funcionalidade e Qualidade de Vida
A palestra será ministrada pela fisioterapeuta e chefe do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais, Christina Morais Faria. O webinário tem como objetivo levar conhecimento e esclarecimento ao público sobre a temática, passando por subtemas como: O que é um TCE?; Orientações aos familiares em casos de TCE; Importância da equipe multidisciplinar no diagnóstico do TCE; Principais elementos no comportamento e interação social da pessoa com TCE; Reabilitação e qualidade de vida pós TCE.
Palestrante: Christina Danielli Coelho de Morais Faria
Possui graduação em Fisioterapia (2005), Mestrado em Ciências da Reabilitação (2006) e Doutorado em Ciências da Reabilitação (UFMG/2009) e em Sciences Biomédicales, option réadaptation (Université de Montréal/2009). Ela é professora Associada do Departamento de Fisioterapia da UFMG, na área de Fisioterapia Neurológica do Adulto, e professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação/UFMG.
Tema: Webinário sobre Pessoa amputada
O evento busca compartilhar conhecimentos e esclarecimentos ao público sobre a temática, abordando as seguintes temas: Conceito de amputação e Pessoa amputada; Orientações aos familiares; Principais cuidados para a Pessoa amputada; Importância da equipe multidisciplinar no acompanhamento da Pessoa amputada; Principais elementos no comportamento e interação social da Pessoa amputada; Necessidades e particularidades da Pessoa amputada.
Palestrante: Luciana Castaneda Ribeiro
Pesquisadora e Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
Líder da Rede Brasileira de Pesquisa em Funcionalidade.
Tema: Síndrome de Down: O que sabemos e para onde caminhamos?
O webinário busca compartilhar conhecimentos e esclarecimentos sobre a Síndrome de Down, abordando os principais sinais de alerta, as orientações aos familiares, a importância da equipe multidisciplinar no diagnóstico, os principais elementos no comportamento e interação social, e as necessidades e particularidades de adultos e idosos com Síndrome de Down.
Palestrante: Thereza Cristina Rodrigues Abdalla Veríssimo
Thereza Cristina Abdalla Veríssimo é mestre em Atenção à Saúde pela PUC Goiás. Possui formação em Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (PNF), no Conceito Neuroevolutivo Bobath Básico Infantil e no Conceito Neuroevoluitvo Bobath Adulto. Tem como área de atuação a fisioterapia neurológica com ênfase em neuropediatria. Atualmente atua na clínica Infanto – Juvenil do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER) e é professora de pós-graduação na área de Neuropediatria.
Tema: Transtornos do Espectro do Autismo: entenda os sinais
O webinário visa desmistificar o universo dos indivíduos que apresentam Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), abordando três subtemas: definição, diagnóstico e a importância da equipe multidisciplinar na Atenção Primária à Saúde.
Palestrante: Tâmara Guedes
Mestre em Educação pela UFPB, especialista em Políticas e Gestão do Cuidado, em Fisioterapia em Terapia Intensiva e especialista em Transtornos do Desenvolvimento e do Espectro do Autismo. Atua como docente na Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba no curso de graduação em medicina desde 2009. Tem como principais áreas de interesse e atuação as áreas de gestão de políticas públicas, autismo, fisioterapia, saúde coletiva, educação permanente e educação popular em saúde.
Tema: Power BI: Como fazer um Dashboard de maneira fácil e interativa
O objetivo do Power BI é fornecer visualizações interativas e recursos de business intelligence com uma interface simples para que os usuários finais criem os seus próprios relatórios e dashboards. Por ser uma ferramenta com uma gama de opções de conexões e com uma curva de aprendizagem simples, qualquer pessoa pode explorar o Power BI e implementá-lo com facilidade, pois utiliza poucos recursos.
Palestrante: Aniton Maia
Superintendente de Tecnologia da Informação na UFMA atuando em gestão por processos, projetos, contratos e serviços de TIC, segurança da informação, gestão de mudança, planejamento estratégico, continuidade de negócio, lean six-sigma, governança corporativa de TIC e datawarehouse/business Intelligence.
Tema: Podcasts
Podcasts são programas de áudio sob demanda, diferentemente dos programas de rádio, os podcasts podem ser ouvidos a qualquer momento e em qualquer lugar, tudo depende da escolha do ouvinte, não são uma novidade, mas o espaço e o mercado para podcasts têm crescido substancialmente nos últimos anos, e seus potenciais para a educação estão sendo explorados cada vez mais.
Palestrante: Steffi de Castro
Bacharela em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Designer Instrucional do Núcleo Pedagógico da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA)
Tema: Lançamento do livro: Planejamento educacional para cursos autoinstrucionais na EAD: por que, para que e como fazer?
Diante do constante crescimento da Educação a Distância, vê-se como fundamental o contínuo aprimoramento desta modalidade de ensino, tornando-a cada vez mais apropriada às necessidades de um adequado processo de ensino e de aprendizagem. Um dos fatores primariamente relacionados a este processo é a etapa de planejamento educacional e sobre isso o presente Webinário tem como objetivo apresentar o lançamento do livro intitulado “Planejamento Educacional para cursos autoinstrucionais na EAD: por que, para que e como fazer?”, elaborado com a finalidade de compartilhar e enriquecer os processos educativos para Educação a Distância autoinstrucional. As autoras compartilharão o contexto desta produção e a importância do planejamento didático para a Educação a Distância.
Palestrante: Stephanie Matos e Steffi de Castro
Nome: Ma. Stephanie Matos
Bacharela em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão. Mestra em Saúde Coletiva (UFMA), especialista em Gestão em Saúde (UFMA) e em Avaliação Psicológica (IPOG/SLZ). Atualmente é coordenadora de Tecnologias Educacionais na Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP/MA) e coordenadora de EaD nos projetos Qualineo e Saúde das Mulheres pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)
Nome: Ma. Steffi de Castro
Bacharela em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Designer Instrucional do Núcleo Pedagógico da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA)
Tema: Metodologia Escape Room Educativo: como elaborar?
O Escape Room Educativo surge primeiro no mundo do entretenimento e passa a ser adotado na educação, com as devidas adaptações aos conteúdos curriculares. Consiste numa atividade ativa que pretende fechar um grupo de jogadores num espaço, no qual terão de resolver um conjunto diversificado de enigmas, tendo como tempo limite 60 minutos para escapar e quase sempre em torno de uma narrativa condutora. O objetivo do Webinario (teórico e prático) é ajudar o professor a elaborar estratégias educativas do tipo Escape Room que pode ser adaptada a qualquer disciplina do currículo e a qualquer nível de ensino, engajando os estudantes para uma aprendizagem mais prática, lúdica e desafiadora.
Palestrante: Prof. Dr. João Batista Bottentuit
Doutor em Ciências da Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho e Professor do Departamento de Educação II da UFMA.
Tema: Integração das TIC na Educação em Ciências: passado, presente e futuro
As tecnologias digitais têm papel importante nos processos de ensino e aprendizagem das mais diversas áreas do conhecimento. Este webinário pretende discutir como as tecnologias digitais eram utilizadas antes da pandemia, como elas se transformaram (ou não) na “panaceia” para resolver os problemas do ensino durante a pandemia e quais são as expectativas para sua utilização após a pandemia. Serão apresentadas estratégias e possibilidades de uso das tecnologias em sala de aula, desde o uso dos softwares baseados numa perspectiva tecnicista até propostas consideradas inovadoras centradas nos estudantes (baseadas nas metodologias ativas).
Palestrante: Prof. Bruno Silva Leite
Coordenador do Programa de Pós-graduação em Química em Rede Nacional – PROFQUI Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências – PPGEC/UFRPE Vice-Diretor da Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química – DE/SBQ Laboratório para Educação Ubíqua e Tecnológica no Ensino de Química (LEUTEQ) Departamento de Educação Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Tema: Aprendizagem ativa e colaborativa, para além do conteúdo
O webinário pretende apresentar as metodologias ativas como um caminho profícuo para a aprendizagem. Defende, ainda, a criação de ambientes de aprendizagem baseados na colaboração e apresenta um panorama educacional de integração e aprendizagem significativa, com mais solidariedade e menos reprovação.
Palestrante: Prof. Dr. Ricardo Ramos Fragelli
Engenheiro Mecânico, mestre em Engenharia mecânica e doutor em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília
Tema: Desafios e avanços educacionais em tempos da Covid-19: à docência no Ensino Remoto em cursos de Engenharia
Os desafios impostos pela pandemia causada pelo contágio da COVID-19 foram significativos, em especial na realidade da Educação em Engenharia, área onde as disciplinas são majoritariamente ministradas a partir de aulas expositivas e baseadas em avaliações presenciais. Neste sentido, esta palestra apresenta uma pesquisa qualitativa com coordenadores e alunos de cursos de Engenharia de uma instituição pública que tem por objetivo identificar os limites e possiblidades do ensino remoto para cursos de Engenharia . Foram utilizadas três categorias para as análises, baseadas no decreto que regulamenta a Educação a Distância no Brasil, quais sejam: (i) concepção de educação e currículo no processo ensino-aprendizagem; (ii) Material Didático; (iii) Avaliação da Aprendizagem. Como resultados da pesquisa, pode-se observar que houve um significativo avanço no uso de recursos tecnológicos por parte dos professores, um maior acesso dos alunos aos registros e materiais utilizados nas aulas, uma diversificação dos instrumentos de avaliação e uma insegurança quando a fidedignidade do processo avaliativo. Conclui-se que, a partir da experiência acumulada ao longo do exercício docente nos tempos de pandemia, poderá haver uma expressiva transformação no ensino mediado por tecnologias, em especial no que tange a um melhor aproveitamento dos recursos tecnológicos disponíveis. Todavia, para que ocorra a melhoria efetiva dos processos pedagógicos nos cursos de Engenharia, as discussões precisam ser ampliadas e potencializadas.
Palestrante: Prof. Dr. Luciano Andreatta Carvalho da Costa
Professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática e atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação.
Tema: Suicídio: é possível prevenir?
O suicídio é um fenômeno multifatorial e complexo que tem aumentado entre a população jovem, sendo a segunda causa de morte entre pessoas de 15 e 35 anos. A prevalência de comportamentos suicidas entre alunos universitários tem aumentado nas últimas décadas o que desperta a necessidade de falarmos sobre esse assunto nas universidades. Saber identificar os fatores de risco e proteção podem fazer toda diferença e salvar vidas.
Palestrante: Anna Karla Garreto
Psicóloga e Neuropsicóloga Mestre em ciências da saúde pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Psicologia Hospitalar e Neuropsicologia.
Tema: O que aprendemos sobre o trabalho durante a pandemia?
Ministrado pela psicóloga clínica, Especialista em docência do Ensino Superior e Presidente da Comissão de Orientação e Ética do Conselho de Psicologia, Ingrid Fernandes Costa Rodrigues, o evento pretende explorar os tipos de perspectivas que podem ser encontradas a partir de um momento tão adverso, levando em consideração as realizações atingidas, e como poderemos nos reposicionar em relação a todas as dificuldades enfrentadas, e quais benefícios podem ser alcançados a partir disso.
Palestrante: Ingrid Fernandes Costa Rodrigues
Psicóloga clínica, Especialista em docência do Ensino Superior e Presidente da Comissão de Orientação e Ética do Conselho de Psicologia
Tema: Usando o Sistema Eletrônico de Informações na pratica
O Sistema Eletrônico de Informações – SEI vai beneficiar todos os servidores da instituição e demais colaboradores, como funcionários terceirizados e estagiários. O sistema oferece agilidade na tramitação de processos, organização de documentos, economia de tempo, espaço e recursos, bem como ganho de transparência e eficiência publica. Neste webinário será abordado todas as funcionalidades do novo sistema aplicado ao contexto da Instituição.
Palestrante: Anilton Maia
Superintendente de Tecnologia da Informação (STI) da UFMA
Tema: O processo de luto na infância em tempos da COVID 19
Com o objetivo de tratar sobre o luto em crianças que perderam os pais durante a pandemia da covid-19,foram identificados que mais de 45 mil crianças ficaram órfãs e que o processo de luto na infância se manifesta diferente das observadas em adultos.
Palestrante: Anderson Felipe de Sousa Reis e Raynanda Moreira Mota
Discentes da centésima sexta turma do curso de medicina da UFMA
Tema: Desmistificando o Registro de Programas de Computador no Instituto Nacional da Propriedade
Proteger o patrimônio físico significa despender esforços e até uma pequena parcela do patrimônio a ser protegido a fim de garantir, frente à terceiros, que os bens, produtos e a capacidade de produção (meios de produção) permaneçam na posse do seu proprietário até que este resolva se desfazer dele. Nessa perspectiva, perceba que o próprio patrimônio é o principal meio garantidor da sua manutenção. Porque, então, raramente se costuma raciocinar da mesma forma em relação à propriedade intelectual? Normalmente se ouvirá como resposta: porque dá muito trabalho proteger a propriedade intelectual. Será mesmo?
Palestrante: Diego Silva Oliveira
Bacharel em Administração e Direito, especialista em Ciências Criminais e Integrante da Equipe Técnica da DTED/UFMA
Tema: COVID-19 e a Síndrome de Burnout em profissionais da saúde
Esse webinário tem como objetivo tratar sobre a síndrome de Burnout e a COVID-19, um cenário em que tanto o mental quanto o físico se “entregam” ao cansaço, fazendo com o que o indivíduo entre em colapso. Três aspectos integram a presença desse esgotamento: distanciamento afetivo, esgotamento emocional e perda de sentido de realização profissional.
Palestrante: Natale Ribeiro e discentes da centésima sexta turma do curso de medicina da UFMA
Tema: Microsoft Teams para Educadores e Estudantes – Nível Intermediário
O Microsoft Teams é uma ferramenta para equipes, classes ou grupo baterem papo, compartilharem e colaborarem com arquivos. Neste Webinário serão apresentados recursos em nível avançado, como interações orientadas por tarefas, criar aplicativos, criar Bots interativos e automação de tarefas.
Palestrante: Anilton Maia
Superintendente de Tecnologia da Informação (STI) da UFMA
Tema: AVA UFMA: o novo ambiente virtual para ensino a distância da UFMA
Este webinário apresenta o AVA UFMA, novo ambiente virtual de aprendizado que foi desenvolvido pela DTED/UFMA para os cursos de graduação e pós-graduação na modalidade de ensino a distância da UFMA. O webinário apresenta as novas funcionalidades, o novo design intuitivo e minimalista, assim como novos recursos que o ambiente fornece, o que inclui uma ampla integração com o sistema acadêmico da UFMA (SIGAA), fruto de parceria com o STI/UFMA.
Palestrante: Prof. Dr. Carlos de Salles Soares Neto
Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Professor da Universidade Federal do Maranhão
Tema: Microsoft Teams para Educadores e Estudantes – Nível Intermediário
O Microsoft Teams é uma ferramenta para equipes, classes ou grupo baterem papo, compartilharem e colaborarem com arquivos. Além disso, é possível fazer videochamadas e compartilhar telas, tudo isso em vários canais que podem ser dedicados a projetos, equipes ou classes específicas. Neste Webinário serão apresentados recursos além do básico, como gerenciar a ferramenta, estruturação de equipes, colaboração em equipe e outros recursos.
Palestrante: Anilton Maia
Superintendente de Tecnologia da Informação (STI) da UFMA
Tema: Microsoft Teams para Educadores e Estudantes – Nível Básico
Resumo: O webinário Microsoft Teams para Educadores e Estudantes visa auxiliar os profissionais da educação e discentes da UFMA na utilização da ferramenta Microsoft Teams na elaboração e desenvolvimento de aulas. Serão apresentados alguns passos para a ativação dessa ferramenta e como utilizá-la de forma adequada no computador, sinalizando a importância do uso da ferramenta para agilizar os processos educacionais.
Palestrante: Anilton Maia
Superintendente de Tecnologia da Informação (STI) da UFMA
Tema: LGPD: conceitos e processo de adequação
Recentemente entrou em vigor a Lei n.º 13.709, de 2018, a chamada Lei Geral de Proteção de Dados ou, simplesmente, LGPD. Em um contexto de inovação tecnológica, mudança constante e de interconexões cada vez mais rápidas e profundas, os dados são hoje um dos principais insumos das atividades econômicos em geral e tornaram-se, eles próprios, objeto de mercado.
Por isso, passou-se a falar em uma “data driven economy”, ou seja, uma economia movida a dados para designar o fato de que a fase atual do capitalismo fundamenta-se na extração e no uso de dados pessoais. O fenômeno, que não se limita à seara econômica, apresenta inúmeras repercussões nas esferas individuais dos cidadãos, além de levar a uma total reestruturação das relações sociais e políticas.
Nesse sentido, a LGPD, inspirada no General Data Protection Regulation, o GDPR Europeu, é a lei brasileira que regulamenta o uso e tratamento de dados pessoais no Brasil, seja por meio digital ou físico, por pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade.
Palestrante: Profa. Me. Rodrigo Desterro
Gerente de Compliance & Data Protection Officer do Porto Itaqui, Mestre em Políticas Públicas pela a Universidade Federal do Maranhão e Professor do Instituto Florence de Ensino Superior.
Tema: Aprenda a assinar seus documentos digitalmente de forma gratuita e com validade jurídica
Em cenários de trabalho remoto, uma tarefa simples como a assinatura de documentos pode se tornar complicada e por vezes até ser invalidada. Serviços online de assinatura já estão disponíveis há um certo tempo, mas são na sua maioria pagos e de utilização um pouco complexa.
Neste webinário, mostraremos como assinar seus documentos digitalmente, de forma gratuita e juridicamente válida, utilizando o serviço de assinatura disponibilizado pelo governo federal para todos os cidadãos através do portal gov.br.
Palestrante: Profa. Msc. Alana de Araújo Oliveira Meireles Teixeira
Professora Assistente do Departamento de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Maranhão. Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação.
Tema: Assistência Estudantil da UFMA: programas, avanços e conquistas recentes para os discentes
Neste webinário serão apresentados os programas, projetos, serviços e ações que promovem a Assistência Estudantil na Universidade Federal do Maranhão, na perspectiva de garantir e ampliaras condições de permanência dos estudantes na educação superior da Universidade.
Palestrante: Prof. Dr. Leonardo Silva Soares
Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPI. Pós-doutorado em Planejamento Ambiental e Geoecologia da Paisagem pela UFC. Professor da Universidade Federal do Maranhão, lotado no Departamento de Oceanografia e Limnologia e Pró-Reitor da Pró-reitoria de Assistência Estudantil – PROAES/UFMA.
Tema: Suicídio: Vamos falar abertamente sobre isso?
Dia 10 de setembro é o dia mundial de prevenção ao suicídio e no Brasil são registrados todos os anos 12 mil suicídios. A campanha do setembro amarelo temo objetivo de prevenir e reduzir esses números que estão relacionados a problemas de saúde mental como a depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias.
Após eventos extremos como o que estamos vivendo, verifica-se o aumento dos casos de tentativas e suicídios, onde diversos fatores são contribuintes como o medo, o isolamento, a violência doméstica, problemas financeiros, o acesso reduzido a suportes comunitários e tratamentos de saúde, dentre outros. Nesse sentido, urge a necessidade de estratégias de prevenção como abordar essa temática, reduzindo o tabu e conscientizando a população dos problemas que envolvem o suicídio e as formas de buscar ajuda.
Palestrante: Dra. Samia Jamile Damous Duailibe de Aguiar Carneiro Coelho
Médica psiquiatra, Especialista em Dependência Química pela UNIFESP, Mestra em Saúde Coletiva pela UFMA, Professora da Faculdade de Medicina da UFMA, Preceptora da Residência Medica de Psiquiatria do Hospital Nina Rodrigues.
Tema: Comportamento e boas práticas na sala de aula online
Em tempos de pandemia, a interação social bem como os modos de comunicação e ensino precisaram ser repensados. No contexto educacional, as Universidades precisaram adaptar-se à esta nova realidade que alterou a rotina de toda comunidade acadêmica e trouxe transformações como as aulas remotas, por exemplo.
Na sala de aula remota, estar em dia com as normas de conduta tornou-se condição básica para favorecer a eficiência e o bom desempenho do processo de ensino-aprendizagem. Assim, neste Webinário será apresentado, aos discentes, dicas de boas práticas de conduta que devem ser observadas no ensino remoto.
Palestrante: Profa. Dra. Josie do Amaral Bastos
Doutora em Políticas Públicas peloPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA com estágio Doutoral noCollege of Education & Human Ecology (Department of Educational Studies),Ohio State University, Columbus (USA). Professora Adjunta do Departamento deComunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Coordenadora doNúcleo de Midias e Conteúdos da TV UFMA.
Tema: Como as tecnologias podem ser usadas para estudar e pesquisar?
Para auxiliar os discentes na melhoria dos seus rendimentos acadêmicos nesse “novo” cenário de estudos mediado pelas tecnologias digitais, serão apresentadas estratégias de busca, ferramentas e dicas disponíveis online para facilitar a vida dos acadêmicos e pesquisadores.
Palestrante: Prof. Dr. João Bottentuit
Doutor em Ciências da Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho e Professor do Departamento de Educação II da UFMA.
Tema: As perspectivas da utilização do Google Classroom e Google Meet pelo corpo discente
O Google Classroom é uma plataforma online e interativa que ajuda professores e alunos a organizar uma sala de aula digital, com recursos de criação e correção de atividades, compartilhamento de material e avaliações, além da integração com outras ferramentas do GSuite. Já a plataforma Google Meet permite a realização de reuniões online com até 250 pessoas. O Webinário tem o objetivo de auxiliar os discentes na utilização destas ferramentas nas aulas remotas.
Palestrante: Antonio Thadeu Teixeira Coelho Silva
Aluno do Curso de Ciências da Computação/UFMA
Tema: O uso do SIGAA pelos discentes: uma ferramenta para o desenvolvimento acadêmico
O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA é um sistema que gerencia e controla os procedimentos acadêmicos da Universidade. Por meio dele é possível consultar dados, emitir documentos, interagir com os docentes e consultar notas e tudo isso a poucos cliques de distância e em um só lugar. Neste webinário será apresentado todas as funcionalidades que o sistema oferece aos discentes.
Palestrante: Prof. Dr. Walber Pontes
Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pró-Reitor de Planejamento, Gestão e Transparência da Universidade Federal do Maranhão
Link do meet: https://meet.google.com/cqy-trsi-mde
Tema: Preparação para o Ensino Remoto: detalhes, ferramentas e metodologias para uma experiência exitosa
O ensino remoto se difere do ensino presencial e também do EAD, portanto uma série de detalhes, estratégias, metodologias e recursos precisam ser providenciados. Desta forma, este Webinário pretende oferecer aos docentes recomendações em formato checklist para uma boa experiência de ensino nesta modalidade.
Palestrante: Prof. Dr. João Bottentuit
Doutor em Ciências da Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho e Professor do Departamento de Educação II da UFMA.
Tema: Planejamento e Gestão de Cursos Pós-graduação Lato Sensu
Neste webinário será abordado os aspectos de planejamento, pesquisa de mercado para decisão de novos cursos, marketing, recursos, avaliação e relatórios.
Palestrante: Prof. Dr. Sergio Cutrim
Doutor em Engenharia Naval e Oceânica pelo Departamento de Engenharia Naval da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal do Maranhão, lotado no Departamento de Ciências Contábeis e Administração.
Tema: Aulas pelo Google Meet: recursos e potencialidades
Neste webinário serão apresentados os recursos e potencialidades do Google Meet para a realização de aulas remotas.
Palestrante: Prof. Me. Benedito Neto
Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Maranhão e Analista de Sistemas da Superintendência de Tecnologia da Informação – STI/UFMA
Link do meet: https://meet.google.com/gvb-hcpa-kkz
Tema: Verificação Remota de Aprendizado: o App Game Quiz
Neste webinário será discutido as abordagens lúdicas para a checagem de aprendizado durante aulas remotas ou de forma assíncrona em cursos de ensino a distância. No webinário será apresentado o app Game Quiz, um jogo em formato de quiz desenvolvido pelo Grupo Saite da UFMA, o qual permite que os docentes criem jogos para serem aplicados como forma de verificação de aprendizado com seus alunos.
Palestrante: Prof. Dr. Carlos de Salles Soares Neto
Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Professor da Universidade Federal do Maranhão
Nome: Dra. Christiana Salgado
Psicóloga. CRP 22/01125. Doutora em Ciências Médicas (UERJ). Mestre em Saúde Materno – Infantil (UFMA). Especialista em Psicologia Hospitalar (CFP). Especialista em Dependência Química (UNIAD/UNIFESP). Professora do Departamento de Medicina I da UFMA. Docente e tutora da RIMS/HUUFMA e membro da equipe pedagógica da UNASUS/DINTE/UFMA.
Nome: Dr. André Luís Bezerra Tavares
Psiquiatra e Médico de Família CREMEC 10596/ RQE 7398/ 5874
Mestre em Saúde Pública (UFC). Assessor técnico da escola de saúde publica do Ceará.
Tema: Diálogos sobre saúde mental em situação de pandemia
A pandemia da COVID-19 tem causado significativo impacto na saúde mental de toda a população. Em especial destaca-se a importância dos cuidados em saúde mental para educadores que além do isolamento e o risco de contagio, precisam se adaptar a novas modalidades de ensino.
É estimado que entre um terço e metade da população exposta a uma pandemia poderá desenvolver alguma manifestação psicopatológica se não for realizado um cuidado específico para as reações e os sintomas apresentados nessa situação de crise. No entanto, nem todos os problemas psicossociais poderão ser enquadrados como doenças. É necessário o entendimento de que muitas reações nesse momento são normais diante de uma situação anormal vivenciada mundialmente. Nesse contexto, o autocuidado e a promoção de saúde são essenciais para o enfrentamento favorável dessa situação, favorecendo comportamentos de saúde e adaptativos eficazes.
Tema: Bibliotecas e serviços de informação para ensino on-line
Serão abordados sites e recursos disponíveis gratuitamente para que os alunos possam realizar pesquisas bibliográficas e consultar documentos completos on-line. Também abordarei disseminação da produção científica e o contexto do acesso aberto a informação.
Palestrante: Profa. Dra. Fernanda Monteiro
Professora adjunta da Universidade de Brasília. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília
Tema: Estudantes com Deficiência e o Ensino Remoto: sugestões de acessibilidade
O ensino remoto vem sendo adotado em diversas instituições superiores no país, em decorrência da situação sanitária que o mesmo se encontra. Novos reordenamentos estão sendo criados para apoiar o processo de ensino remoto de estudantes com deficiência.O momento requer conhecimento sobre o uso de tecnologias, adequações metodológicas, recursos e serviços especializados. Acessibilizar o currículo é necessário, mediante essa realidade que se propôs este webnário, com a intenção de abrir espaço para discussão e socialização de sugestões de acessibilidade no ensino remoto para estudantes com deficiência.
Palestrante: Profa. Dra. Maria Nilza Oliveira Quixaba
Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Professora do Departamento de Letras e Diretora da Diretoria de Acessibilidade-DACES/PROEN/UFMA
Tema: Avaliação Formativa e Somativa no Modelo Remoto: quais ferramentas e estratégias adotar?
No modelo remoto, avaliar parece como um grande desafio a ser superado, no entanto, com o conhecimento dos conceitos de avaliação somativa e formativa, aliados às ferramentas e metodologias adequadas os alunos conseguem provar que aprenderam o conteúdo e desta forma é possível atribuir um conceito justo a cada aluno. A proposta do Webinário é mostrar recursos e estratégias aos docentes para a realização de avaliações tanto somativas como também formativa de maneira remota e com apoio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicaçã (TDIC).
Palestrante: Prof. Dr. João Batista Bottentuit Junior
Doutor em Ciências da Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho e Professor do Departamento de Educação II da UFMA.
Tema: A utilização do e-mail institucional por docentes, discentes, técnicos-administrativo e setores da UFMA: vantagens do uso, segurança legal e da informação
O webinário abordará a disponibilização do e-mail institucional para docentes, discentes, técnicos administrativos e setores da UFMA, considerando uma perspectiva de integração de sistemas. Assim, será abordado o uso do e-mail institucional e sua importância; as funcionalidades do e-mail institucional; a adoção de políticas de segurança da informação e regras de uso, bem como a segurança legal para o usuário e para a instituição.Resumo: O Webinário abordará a disponibilização do e-mail institucional para docentes, discentes, técnicos administrativos e setores da UFMA, considerando uma perspectiva de integração de sistemas. Assim, será abordado o uso do e-mail institucional e sua importância; as funcionalidades do e-mail institucional; a adoção de políticas de segurança da informação e regras de uso, bem como a segurança legal para o usuário e para a instituição.
Palestrante: Prof. Dr. Walber Pontes
Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pró-Reitor de Planejamento, Gestão e Transparência da Universidade Federal do Maranhão
Tema: Aproximando as pessoas no ensino remoto: utilização de ferramentas e tecnologias orientadas à participação e engajamento
O ensino remoto configura-se hoje como um dos grandes desafios para os docentes em todo mundo. Contudo, mesmo operando a partir de uma reconfiguração de técnicas e práticas, tal modalidade não deve mudar um dos princípios fundamentais de qualquer processo educacional que é possibilitar pontos de conexão e interação do discente com o conteúdo proposto.
Desta forma as ferramentas tecnológicas orientadas ao engajamento e à participação podem ajudar a mitigar a questão do distanciamento e a impossibilidade momentânea do contato presencial, fator insubstituível que, apenas diante da excepcionalidade do contexto da pandemia, temos sido obrigados a reduzir.
Neste sentido o webinário pretende apresentar novas ferramentas e plataformas orientadas à interação, bem como a expansão das funcionalidades de outras já bastante conhecidas através da instalação de extensões e complementos no browser Chrome. No encerramento faremos também uma breve apresentação do trabalho do Laboratório de Convergência de Mídias, LABCOM/UFMA, na temática dos agentes virtuais de informação (AVIs) que exploram a tecnologia da realidade virtual para simular funções como tutores, guias virtuais e até apresentadores de TV.
Palestrante: Prof. Dr. Márcio Carneiro dos Santos
Doutor pelo programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital – TIDD da PUC-SP . Coordena o LABCOM – Laboratório de Convergência de Mídias onde desenvolve projetos que unem Comunicação e Tecnologia. Professor do Departamento de Comunicação Social da UFMA na área de Jornalismo em Redes Digitais.
Tema: O que considerar no planejamento de aulas remotas?
O webinário abordará aspectos relativos ao planejamento pedagógico à aulas remotas
Palestrante: Profa. Dra. Paola Trindade Garcia
Profa. Dra. do Departamento de Saúde Pública e Coordenadora Pedagógica da UNA-SUS/DINTE/UFMA
Tema: Midiatização de conteúdo para o ensino remoto: como comunicar melhor para ensinar melhor
Neste webinário será abordada a midiatização de conteúdos como mecanismo para trabalhar informações que podem ser ofertadas nos meios digitais disponíveis ao docente.
Palestrante: Profa. Dra. Li Chang Shuen Cristina Silva Sousa – Professora Adjunta no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão. Doutora em Ciências Sociais com especialização em Pesquisa Comparada sobre as Américas pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas da Universidade de Brasília
Tema: Potencialidades do Google Forms e Google Drive para o Ensino Remoto
Neste webinário serão abordadas as potencialidades do Google Forms e Google Drive como ferramentas para auxiliar os profissionais da educação da UFMA no ensino remoto. Ferramentas do GSuite for education, ambas permitem que os docentes criem oportunidades de aprendizagem, como a produção de formulários, atividades, avaliações e testes de múltipla escolha, além da organização, gerenciamento e compartilhamento de documentos com segurança e acesso a tudo, a partir de qualquer dispositivo.
Palestrante: Anilton Maia
Superintendente de Informação, Sistemas e Tecnologias da UFMA
Tema: Potencialidades do Portal EaD para Você: aprenda a trabalhar remotamente de forma autônoma
O Portal ‘EaD para Você’ tem diversos webinários, cursos auto-instrucionais no SaiteAVA e uma agenda de treinamentos remotos criados para os professores da UFMA trabalharem suas disciplinas de forma remota. Neste webinário serão exploradas as potencialidades do conteúdo do portal para o apoio a professores na elaboração de suas disciplinas de forma remota. O webinário será conduzido de uma forma bem prática e direta.
Palestrante: Prof. Dr. Carlos de Salles Soares Neto
Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Professor da Universidade Federal do Maranhão
Tema: Construindo Aulas Remotas Interativas
Um desafio para a construção de aulas remotas é a compreensível redução na interação dos alunos com o professor quando comparado a aulas presenciais. Neste webinário vão ser exploradas estratégias para estreitar essa comunicação dos alunos com o professor e o emprego de mecanismos de checagem de aprendizado durante a aula para criar um ambiente mais imerso e interativo durante a aula remota.
Palestrante: Prof. Dr. Carlos de Salles Soares Neto
Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Professor da Universidade Federal do Maranhão
Tema: Postura profissional e boas práticas em reuniões on line
O webinário tem como objetivo oferecer recursos aos profissionais para a postura adequada e um bom desempenho na condução de apresentações em reuniões remotas, com dicas e observações para favorecer eficiência da reunião, da aula ou webconferência.
Palestrante: Profa. Dra. Cecília Maria da Costa Leite
Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ e especialista em Rádio e Televisão pela Universidade da Flórida. É Professora do Departamento de Comunicação Social da UFMA.
Tema: Ensino remoto e educação à distância: diferenças e limitações
Nesse webinário serão discutidas as bases teóricas a respeito de Ensino Remoto, Ensino Híbrido e Educação a Distância (EaD).
Palestrante: Prof. Dr. João Batista Bottentuit Junior
Doutor em Ciências da Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho e Professor do Departamento de Educação II da UFMA.
Tema: Gamificação na educação
Neste webinário, foi apresentado o uso da Gamificação na Educação, um método que utiliza elementos dos games como estratégia para estimular alunos nas aulas.
Palestrante: Prof. Dr. Rômulo Martins França
Tema: Transposição de disciplina presencial para o modelo remoto
Este webinário abordou de forma preliminar as perspectivas do homem a partir de suas percepções e da construção/reconstrução de significados. O processo de socialização e as bases da educação. O espaço pedagógico e seus papéis: insatisfação, interação, orientação, autonomia, construção, reconstrução dos saberes entre outros. Nesta perspectiva, trata-se da transitoriedade do espaço pedagógico e a transposição da realização da disciplina presencial para o modelo remoto.
Palestrante: Prof. Dr. Walber Lins Pontes
Tema: Estratégias e recursos para transformação digital da educação: desafios e oportunidades
Este webinário tem como objetivo apresentar estratégias pedagógicas e recursos digitais para potencializar a integração de tecnologias digitais nas práticas educativas.
Mais do que nunca é preciso ajudar professores e instituições a se beneficiar das tecnologias digitais, para a consecução dos objetivos educacionais, e a promoção do sucesso dos alunos.
A transformação digital na educação é um caminho longo, com curvas e desníveis, mas possível de alcançar. O que antes era visto como uma tendência passageira é agora encarada como uma realidade que é preciso enfrentar com seriedade e eficácia.
Palestrante: Professora Adelina Moura – Doutora em Tecnologia Educacional. Professora convidada da Universidade Portucalense (Porto-Portugal). É membro do grupo de pesquisa GILT (Games, Interaction and Learning Technologies) no Instituto Superior de Engenharia do Porto. Colaboradora do Plano Nacional de Leitura 2027.
Tema: IBM Academic Initiative
Neste webinário será apresentada a IBM Academic Interative, uma parceria da Universidade Federal do Maranhão, por intermédio da Superintendência de Tecnologia da Informação, com a International Business Machines Corporation (IBM) que permitirá e incentivará professores, estudantes e pesquisadores da instituição a aproveitar as ferramentas, cursos e outros recursos da empresa na sala de aula, como IBM Watson, IBM Cloud, IBM Security, Data Science, dentre outros.
Link para o meet: https://meet.google.com/bhy-mnxn-gyg
Tema: Tecnologias para acompanhamento remoto de projetos de pesquisa
Este webinário tem como objetivo apresentar recursos tecnológicos que permitiram o desenvolvimento e acompanhamento de projetos de pesquisa a distância. Em um primeiro momento, será apresentado o potencial das tecnologias em várias etapas dos projetos de pesquisa. Posteriormente, serão partilhadas experiências de utilização de meios tecnológicos para apoio remoto às atividades de grupos de pesquisa ou orientação de TCC, dissertações ou teses.
Entre as experiências a serem apresentadas, estão as funcionalidades colaborativas disponíveis em gestores de referência bibliográfica e softwares de análise qualitativa.
Palestrante: Professor Luis Miguel Dias Caetano – Licenciado em Gestão de Empresas, mestre em Comportamento Organizacional e doutor em Educação. Atualmente é professor adjunto no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
Tema: SIGAA como ambiente virtual para aulas remotas na UFMA
Neste webinário, a professora Márcia Molina irá mostrar as funcionalidades que o nosso Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, o SIGAA, oferece aos docentes para além do registro de notas e de frequência.
Palestrante: Profa. Dra. Márcia Molina – Doutora em Linguística, pela USP, pós-doutora em Língua Portuguesa, pela Puc/SP. Professora Adjunta do BICT/UFMA
Tema: O papel do Design Instrucional na Educação a Distância
Neste webinário, a designer instrucional Mizraim Nunes Mesquita irá falar sobre a importância do design instrucional para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem para a educação a distância, com foco na experiência do usuário.
Palestrante: Mizraim Nunes Mesquita – Graduada em Letras (UFMA), Mestre em Cultura e Sociedade (UFMA). Atua como Designer Instrucional na UNA-SUS/UFMA e pesquisa nas áreas de educação a distância, aprendizagem móvel, ensino de línguas e design instrucional.
Tema: Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais.
Neste webinário, o professor João Batista Bottentuit irá compartilhar conosco seu conhecimento sobre metodologias ativas que podem ajudar a transformar a experiência pedagógica de professores e alunos, com a adoção de ferramentas inovadoras, técnicas e abordagens diferenciadas para ensino do conteúdo, criatividade e proatividade no processo de ensino e aprendizagem.
Palestrante: Prof. Dr. João Batista Bottentuit Junior – Doutor em Ciências da Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho e Professor do Departamento de Educação II da UFMA.
Nome: Profa. Dra. Deborah Baesse
Doutora em Ciências pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Tema: Presença Pedagógica na Educação a Distância
Nome: Fabio José de Castro e Lima
Mestre em Comunicação e Multimídia pela Universidade de Aveiro e Integrante Técnico da área de Tecnologia da Informação da Dinte/UFMA
Nome: Anilton Maia
Superintendente de Informação, Sistemas e Tecnologias da UFMA
Nome: Professor Mauro Ciro Falcão Gomes
Especialista em Informatica na Educação
Nome: Profa. Dra. Marcia Molina
Doutora em Linguística, pela USP, pós-doutora em Língua Portuguesa, pela Puc/SP. Professora Adjunta do BICT/UFMA
Nome: Prof. Dra. Luana Priscila Wunsch
Profa. Dra. do Programa de Pós-graduação em Educação e Novas Tecnologias – UNINTER
Tema: Planejamento, Educação Superior e Cenários on line: aprendizagem significativa em 2020
Nome: Prof. Dr. João Batista Bottentuit Junior
Doutor em Ciências da Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho e Professor do Departamento de Educação II da UFMA
Tema: Metodologias e estratégias de avaliação online para ensino presencial ou remoto
Link para o webinar
Nome: Anilton Maia
Superintendente de Informação, Sistemas e Tecnologias da UFMA
Tema: Criando aulas online através do Microsoft Teams
Nome: Prof. Dr. Mário Meireles
Doutor em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo – USP Professor do Departamento de Informática da UFMA
Tema: Jogos Sérios e Gamificação: relatos de experiência e ferramentas
Nome: Alisson Gomes
Supervisor de Desenvolvimento de Software na UNA-SUS/DINTE/UFMA
Tema: SaiteBooker: ferramenta para construir e-book de maneira fácil, rápida, gratuita e de fácil acesso em formato e-pub.
Link para o webinar
Nome: Prof. Dra. Fernanda de Souza Monteiro
Professora adjunta da Universidade de Brasília. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2013). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2008). Graduada em Biblioteconomia pela mesma universidade (2005). Foi coordenadora do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE/MEC). Atua como gerente da equipe de Ciência da Informação, no desenvolvimento e implantação do Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES/MS) e na elaboração da Política de Acesso Aberto da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/Fiocruz). Possui experiência e pesquisas em Web semântica, Arquitetura da Informação, Organização e Representação da Informação, Repositórios digitais, objetos de aprendizagem e Direitos autorais. Atua no planejamento e organização unidades de informação digitais e na produção de objetos de aprendizagem.
Tema: Aumento do impacto e visibilidade dos recursos educacionais produzidos
Nome: Anilton Maia
Superintendente de Informação, Sistemas e Tecnologias da UFMA
Tema: Preparando conteúdos digitais utilizando a plataforma Google para Educação
Nome: Leandro Mateus Silva de Souza
Especialis
Pró-Reitor de Administração na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA
Tema: Conceitos básicos de direitos autorais para produção de recursos educacionais para EAD
Nome: Prof. Dra. Fernanda de Souza Monteiro
Professora adjunta da Universidade de Brasília. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2013). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2008). Graduada em Biblioteconomia pela mesma universidade (2005). Foi coordenadora do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE/MEC). Atua como gerente da equipe de Ciência da Informação, no desenvolvimento e implantação do Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES/MS) e na elaboração da Política de Acesso Aberto da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/Fiocruz). Possui experiência e pesquisas em Web semântica, Arquitetura da Informação, Organização e Representação da Informação, Repositórios digitais, objetos de aprendizagem e Direitos autorais. Atua no planejamento e organização unidades de informação digitais e na produção de objetos de aprendizagem.
Tema: Fontes de informação para construção de Recursos Educacionais para EAD
Nome: Guilherme Cerqueira
Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (2006). Especialista em Docência do Ensino Superior, com larga experiência na área de Comunicação, com ênfase em Audiovisual. Atualmente atua na produção de material didático para formação docente e discente do IFMA – Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Experiência em TV e Produtoras Audiovisuais. Especialidade técnica em Colorismo e animação em 2D. Expertise em Marketing político com atuação em diversas campanhas políticas de vários estados ( SE, AP, TO MA),. Atualmente é técnico em Multimeios didáticos no Instituto Federal do Maranhão onde desenvolve projetos de auxílio na didática de alunos do ensino médio e superior.
Tema: Noções de como gravar sua videoaula usando recursos disponíveis em casa
Nome: Regimarina Reis
Pesquisadora em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz com ampla experiência em EAD
Tema: Como elaborar um plano de aula na EaD?
Nome: Paola Trindade Garcia
Profa. Dra. do Departamento de Saúde Pública e Coordenadora Pedagógica da UNASUS/DINTE/UFMA
Tema: Como elaborar situações de aprendizagem para EaD?
Nome: Carla Spinillo
Profa. Dra. do Programa de Pós-Graduação em Desig da UFPR e da UFMA
Tema: Design da informação para EaD: contribuições e perspectivas
Nome: Anilton Maia
Superintendente de Informação, Sistemas e Tecnologias da UFMA
Tema: Ecossistema Computacional da UFMA: avanços e conquistas recentes já disponíveis para a comunidade acadêmica.
Avenida dos Portugueses, 1966, Bacanga - CEP 65080-805
São Luís, Maranhão, Brasil