Desde o início de suas atividades, o projeto “EaD Para Você”, da Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DINTE/UFMA) vem buscando alternativas para auxiliar na capacitação do corpo docente durante o período de pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Durante o mês de junho foram disponibilizados diversos treinamentos práticos, todos no âmbito educacional, que objetivaram a ampliação do conhecimento em Tecnologias na Educação, além de oferecerem subsídio para a elaboração, construção e oferta das disciplinas para o ensino remoto.
No primeiro mês foram ofertados, ao todo, seis diferentes treinamentos práticos, que tiveram 2.549 participantes, entre efetivamente registrados e ouvintes. Os professores que estão realizando ensino remoto no período especial 2020.3, tiveram prioridade para a inscrição e participação.
Os treinamentos abordaram, respectivamente, o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA); Google Classroom e Google Meet; Pesquisa de materiais educacionais para sala de aula on-line; SAITEBOOKER – que orientava acerca de como criar ebooks no formato e-pub, de forma rápida, fácil, gratuita e com possibilidade de registro (ISBN–EDUFMA); Desenvolvimento de Recursos Educacionais por meio de Ferramentas e aplicativos para Integrar na sala de aula online e; Direitos autorais e suas aplicações práticas na produção de recursos educacionais.
O Prof. Dr. Francismar Rodrigues de Sousa, professor do Departamento de Desenho Industrial e Tecnologia do CCET e docente nos cursos de Design, Química Industrial e BICT da UFMA, participou de todos os treinamentos oferecidos pela DINTE e aprovou a metodologia utilizada. “Estou gostando muito pois todos são de aplicação prática e imediata”, pontuou.
Como os treinamentos foram oferecidos em horários diversificados, os interessados puderam inscrever-se em mais de uma atividade, o que o professor Francismar também avaliou positivamente. Para ele, essa iniciativa gerou ganhos para o exercício da docência diante do atual cenário de pandemia. “Estou gostando muito pois todos são de aplicação prática imediata […]. Pretendo utilizá-los tão logo eu retome as atividades presenciais.”, destacou.
O treinamento “Desenvolvimento de Recursos Educacionais por meio de Ferramentas e aplicativos para Integrar na sala de aula online”, teve uma procura significativa pela comunidade docente. Durante o período em que foi ministrado, o treinamento obteve média de 60 participantes por encontro. O objetivo foi apresentar um conjunto de aplicativos e ferramentas digitais que permitem avaliar a aprendizagem, interagir com os alunos, organizar o conhecimento entre outras possibilidades pedagógicas.
“Foi abordada a diferenciação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) da Modalidade de Educação a Distância (EAD), bem como foram estabelecidas estratégias para a promoção do ERE, oferecendo ainda, sugestões de atividades para esta mediação e possíveis aplicativos que podem ser integrados às aulas, deixando-as mais dinâmicas e interativas” – afirmou o Prof. Dr. João Batista Bottentuit Jr., ministrante do treinamento e professor do Departamento de Educação II da UFMA.
Ainda de acordo com Bottentuit Jr., essas atividades são fundamentais porque, auxiliam na obtenção e/ou atualização de qualificação na área de Tecnologias na Educação. “A pandemia trouxe um quadro muito preocupante para a educação, pois de maneira muito repentina todos os professores tiveram que adaptar seus conteúdos e aulas para trabalho no modelo remoto, no entanto, muitos não tinham formação inicial ou continuada em Tecnologias de Informação e Comunicação. Desta forma, este cenário exigiu de todos os professores um esforço adicional para aquisição destas competências tecnológicas e didáticas diante do ensino remoto”, pontuou.
Os treinamentos práticos podem, ainda segundo o professor, serem aplicadas no retorno das atividades presenciais, quando estas forem liberadas: “Após tantas formações e aquisição de conhecimentos de múltiplas tecnologias e plataformas, todos os docentes terão um acervo de materiais que certamente poderão ser utilizados em períodos de pós pandemia, bem como os alunos estarão mais habituados a todos estes recursos”, finalizou Bottentuit Jr.
Durante todo o mês de julho os treinamentos continuarão a ser ofertados, conforme o calendário já disponível no portal https://eadparavc.dinte.ufma.br/, disponível no banner “Treinamentos”, localizado na página inicial.
Para inscrever-se, é necessário acessar o SIGEventos (Sistema Integrado de Gestão de Eventos Institucionais) — gerenciado pela Superintendência de Tecnologia da Informação —, e escolher os treinamentos que possui interesse.
Os treinamentos práticos serão realizados por meio do Google Meet, com limite de 70 vagas e certificação para o participante.
Portal “EaD para Você”
O Portal “EaD para Você” é um projeto desenvolvido pela Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias na Educação (DINTE/UFMA), com o objetivo de subsidiar a aquisição de conhecimentos na esfera das Tecnologias na Educação ao corpo docente e de técnicos da UFMA, por meio de informações, cursos, treinamentos, webinários, entre outras iniciativas educacionais.
Você pode acompanhar as novidades pelas redes sociais do “EaD para Você” no facebook e instagram (@ufma.eadparavoce). E, para receber nossas notícias inscreva-se nos canais do Telegram (https://t.me/ufmaeadparavoce) e WhatsApp (https://bit.ly/3fybTse).
Leave a Comment