Durante o evento foram abordados os meios de comunicação que podem agregar conteúdo às aulas remotas.
Criar estratégias de engajamento dos alunos nas aulas remotas não é fácil. Desenvolver um planejamento de aula remota traz desafios únicos, especialmente porque há menos interação em tempo real entre professor e aluno, além da falta de conhecimento avançado em tecnologia por boa parte dos docentes.
Até o momento não foi elaborado um manual específico que seja eficaz na manutenção de engajamento dos discentes e além disso, como a pandemia do novo Coronavírus (Sars-CoV-2) afetou diretamente a dinâmica das aulas presenciais, as Instituições de Ensino Superior (IES) tiveram que buscar soluções para dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem, incluindo o desenvolvimento de meios para auxiliar o corpo docente na execução de forma adequada de suas atividades.
Por isso, a Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DINTE/UFMA) vem promovendo uma série de webinários e treinamentos práticos, para dar suporte no âmbito das Tecnologias na Educação. O webinário “Midiatização de conteúdo para o ensino remoto: como comunicar melhor para ensinar melhor” é um deles, e foi realizado na tarde da última quarta-feira (29), por meio do Google Meet, onde a profª. Drª. Li Chang Shuen tratou sobre como os docentes podem trabalhar com as mídias para criar um ambiente mais agregador de conhecimento durante a execução de aulas remotas.
A professora colocou em pauta as diferenças entre o modelo de aula presencial e o ensino remoto, quanto a utilização de tecnologias, levando em consideração que os discentes têm um agente facilitador de dispersão: “Na sala de aula presencial a gente já sofre com a concorrência dos objetos de comunicação, e o principal objeto de comunicação que nós sofremos a concorrência no ensino presencial, é o telefone celular do aluno”, enfatizou.
Para Li Chang, o ensino remoto traz mais um desafio, que é lidar com essa dispersão, já que o professor não possui controle da turma: “Nesse ambiente remoto mediado por um computador, a maior dificuldade é saber se todos os alunos estão lá. Porque os alunos desligam o as câmeras e os microfones. A gente pede para se desligar os microfones e normalmente nós o pedimos para que o streaming fique mais leve, principalmente para o aluno que tem uma internet mais limitada. Então, nós perdemos o controle visual da turma”, pontuou.
Foi abordado também como a linguagem docente pode ser adaptada a essa modalidade de ensino, já que diversos fatores podem dificultar o aprendizado. O que a participante Sandra Augusta enfatizou durante a explanação da profª. Drª. Li Chang acerca da temática do webinário: “O mundo mudou! Se essa é a linguagem do aluno, temos que tentar falar a linguagem que nos aproxime mais dos alunos! A professora deixa isso bem claro! afirmou.
Além desses pontos, o webinário abordou como o docente pode utilizar as redes sociais para facilitar a midiatização de conteúdos: “Nós temos meios de comunicação que nos permite simular uma sala de aula, nós temos uma rádio, uma TV, nós temos e-mail também. Nós temos redes sociais, temos WhatsApp, ou seja, temos uma série de ferramentas midiáticas que permitem com que a vida cotidiana continue, com limitações, com adaptações, óbvio, mas ela continua”, explanou, além de exemplificar que tipos de meios podem ser usados para trabalhar informações que podem ser ofertadas nos meios digitais disponíveis ao docente, como o Instagram e Facebook, por exemplo.
Para conferir o webinário completo, clique no vídeo abaixo:
Todos os webinários são disponibilizados no portal em até 48h após sua realização, para acessar os anteriores, clique aqui. Você pode ainda, conferir a agenda, atualizada semanalmente, dos próximos eventos a serem realizados, na página “Agenda dos Webinários”.
Os webinários promovidos pelo “EaD Para Você” possuem certificação, com carga horária referente a sua duração. Para obter o certificado é necessário realizar inscrição no SIGEventos, por meio do link: https://sigeventos.ufma.br/.
Confira o tutorial de inscrição aqui: https://bityli.com/2n24U.
Portal “EaD para Você”
Você pode acompanhar as novidades pelas redes sociais do “EaD para Você” no facebook e instagram (@ufma.eadparavoce). E, para receber nossas notícias inscreva-se nos canais do Telegram (https://t.me/ufmaeadparavoce) e WhatsApp (https://bit.ly/3fybTse).
Leave a Comment