Foram abordados os aspectos primordiais que devem ser levados em consideração no momento da elaboração do planejamento pedagógico de aulas remotas.
Desde o início da pandemia do novo Coronavírus (Sars-CoV-2), diversas medidas foram tomadas a fim de resguardar a população e tentar reduzir a contaminação em massa. Uma delas, foi a suspensão temporária das aulas em toda rede de ensino, incluindo as Instituições de Ensino Superior (IES). Agora com a flexibilização e retomada gradual das atividades, cada IES pode escolher como as atividades acadêmicas reiniciarão, se na modalidade híbrida (presencial e remoto) ou completamente remota.
Com isso, há uma mudança na maneira como a dinâmica de aula é conduzida, ao utilizar o processo de ensino-aprendizagem digital, o mesmo apresenta particularidades e desafios que exigem tanto do professor como do aluno a realização adequada das atividades. Para o educador, o primeiro desafio é o planejamento das aulas. Que alternativas e estratégias de ensino deve utilizar para manter os alunos engajados? Pensando nisso, a Diretoria Interdisciplinar em Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DINTE/UFMA) promoveu na última sexta-feira (31) um webinário tratando sobre como o docente pode preparar um plano específico para aulas remotas.
Intitulado “O que considerar no planejamento de aulas remotas?”, o webinário ministrado pela Profª. Drª. Paola Trindade Garcia, do Departamento de Saúde Pública e Coordenadora Pedagógica da UNA-SUS/DINTE/UFMA, abordou os aspectos primordiais que devem ser levados em consideração no momento da elaboração do planejamento pedagógico de aulas remotas. A professora falou sobre os questionamentos-chave que todo docente deve se fazer antes de iniciar o planejamento das aulas, como: onde quer chegar com a aula? como fará para abordar a temática e; como saber se obteve sucesso na transmissão de conhecimento.
Durante o webinário, Paola falou acerca da interação com os alunos, colocando em evidência recursos que o docente pode utilizar para obter maior participação durante as aulas como, por exemplo, ao realizar um questionamento, dirigir-se a aluno chamando-o pelo nome: “O aluno já fica na expectativa… realmente permitir que os alunos se envolvam. Que eles surpreendam… Garantir que os alunos estejam ali, articulados”, pontuou.
Outro ponto ressaltado durante a palestra foi a necessidade de ter-se em mente as realidades sociais dos alunos, levando em consideração que nem todos possuem os recursos e locais adequados para manterem a atenção voltada para o que está sendo ministrado na aula, uma boa dica por exemplo, é construir materiais assíncronos que facilitem a compreensão do que foi abordado anteriormente: “às vezes não é só preguiça e ausência, é realmente uma internet caiu, teve um problema em casa, eles também estão na estrutura do lar, tem os mesmos desafios que a gente tem de acontecer alguma coisa, de chegar alguém, às vezes não tem um espaço adequado para estudar… Uma série de elementos, então o ideal é que a gente consiga gravar as coisas, que tem um moderador pra fazer ali um tutorial pra garantir que todo mundo saiba o que aconteceu naquela aula remota”, enfatizou Paola.
A professora também exemplificou maneiras que os professores podem melhorar as práticas docentes voltadas especificamente para aulas remotas, como equilibrar tempo de aula, mesclando com conteúdos assíncronos, além de abordar como outras ferramentas tecnológicas e recursos pedagógicas podem ser utilizados para enriquecer ainda mais as aulas.
Para assistir a este webinário completo, clique no vídeo:
Todos os webinários são disponibilizados no portal em até 48h após sua realização, para acessar os anteriores, clique aqui. Você pode ainda, conferir a agenda, atualizada semanalmente, dos próximos eventos a serem realizados, na página “Agenda dos Webinários”.
Os webinários promovidos pelo “EaD Para Você” possuem certificação, com carga horária referente a sua duração. Para obter o certificado é necessário realizar inscrição no SIGEventos, por meio do link: https://sigeventos.ufma.br/.
Confira o tutorial de inscrição aqui: https://bityli.com/2n24U.
Portal “EaD para Você”
Você pode acompanhar as novidades pelas redes sociais do “EaD para Você” no facebook e instagram (@ufma.eadparavoce). E, para receber nossas notícias inscreva-se nos canais do Telegram (https://t.me/ufmaeadparavoce) e WhatsApp (https://bit.ly/3fybTse).
Leave a Comment