Com a retomada das aulas via ensino remoto, o corpo docente, habituado ao ensino presencial, precisa buscar métodos específicos de lecionar o conteúdo das disciplinas
A comunicação é estabelecida a partir de um conjunto de elementos, e tem por objetivo transmitir informações. Na sala de aula, o docente é responsável por unir informação e ferramentas adequadas para que o conhecimento seja transmitido sem ruídos. Essas ferramentas, ou recursos didáticos, podem ser entendidos como quaisquer instrumentos que auxiliem no aprimoramento das atividades docentes, facilitando o processo ensino-aprendizagem.
Com a retomada das aulas, via ensino remoto ou híbrido, o corpo docente das universidades são levados a refletir sobre como será a melhor maneira de repassar o conteúdo das aulas, já que o modelo presencial, à priori, não será totalmente utilizado em muitas Instituições de Ensino Superior (IES) como é o caso da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) neste segundo semestre de 2020. Outro desafio para o educador é encontrar um meio de aproximação com os alunos, já que, literalmente, há o distanciamento real, e as relações se darão, em sua maioria, de forma virtual.
Para o Prof. Dr. Márcio Carneiro dos Santos, durante o webinário “Aproximando as pessoas no ensino remoto: utilização de ferramentas e tecnologias orientadas à participação e engajamento”, promovido na segunda-feira (03), pela Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias na Educação (DINTE/UFMA), por meio do Projeto “EaD Para Você”, esse modelo de comunicação ao qual estamos habituados sofre modificações, quando estabelecida no ambiente virtual e a linguagem linear, típica do modelo de ensino presencial, já não é mais suficiente para a transmissão do conteúdo. “No ensino remoto, pela situação, esse controle dessa narrativa, fica mais complicado. Sair de um modelo eminentemente linear, onde tenho controle absoluto das coisas… Até porque esse modelo já era complicado no presencial e no remoto, fica mais complicado”, afirmou.
Além disso, as ferramentas tecnológicas que o docente utilizar, de acordo com o professor, devem ser orientadas ao engajamento e à participação do alunos, utilizando-se, por exemplo, da hipermidialidade: “Será que consigo então, replanejar o conteúdo pensando nessas características… Ou seja, enfatizando ou, pelo menos tentando colocar no conteúdo, no planejamento, a hipertextualidade. Ou seja, conexão de conteúdo a partir de links que o aluno poderá acessar. Alguns com mais ênfase. Direcionar a atenção para as coisas que acho mais importante. Mas vou possibilitar aos alunos navegarem por esse conteúdo, abrindo possibilidades diferentes para alunos com expectativas diferentes”, pontuou.
Márcio Carneiro dos Santos mostrou de forma prática, ainda durante o webinário, novas ferramentas e plataformas orientadas à interação e expansão das funcionalidades de outras já bastante conhecidas através da instalação de extensões e complementos no browser Chrome e apresentou o trabalho do Laboratório de Convergência de Mídias (LABCOM/UFMA), na temática dos Agentes Virtuais de Informação (AVIs), que exploram a tecnologia da realidade virtual para simular funções como tutores, guias virtuais e até apresentadores de TV.
Para conferir o conteúdo deste webinário completo, clique no vídeo:
Todos os webinários são disponibilizados no portal em até 48h após sua realização, para acessar os anteriores, clique aqui. Você pode ainda, conferir a agenda, atualizada semanalmente, dos próximos eventos a serem realizados, na página “Agenda dos Webinários”.
Os webinários promovidos pelo “EaD Para Você” possuem certificação, com carga horária referente a sua duração. Para obter o certificado é necessário realizar inscrição no SIGEventos, por meio do link: https://sigeventos.ufma.br/.
Confira o tutorial de inscrição aqui: https://bityli.com/2n24U.
Portal “EaD para Você”
Você pode acompanhar as novidades pelas redes sociais do “EaD para Você” no facebook e instagram (@ufma.eadparavoce). E, para receber nossas notícias inscreva-se nos canais do Telegram (https://t.me/ufmaeadparavoce) e WhatsApp (https://bit.ly/3fybTse).
Leave a Comment