Com a mudança modelo presencial para o modelo remoto de ensino, muitos docentes encontraram um novo desafio: como avaliar bem a aprendizagem dos alunos.
Avaliar como anda a aprendizagem dos alunos sempre exigiu bastante do educador, pois a avaliação requer um trabalho de grande complexidade, levando em consideração as competências cognitivas dos estudantes. No modelo presencial, o professor ainda possui controle de como fará a avaliação, pois está em contato direto com os discentes.
Já no modelo remoto, há uma transformação do aluno em uma espécie de “autodidata”, pois o docente não está presente pessoalmente, dando as orientações pertinentes que o estudante necessita, onde ele tenta construir o pensamento, buscando os próprios caminhos e direcionamento para o estudo remoto.
A avaliação, em sua melhor construção, deve ser um processo contínuo e processual, onde o professor pode observar e avaliar o aluno ao longo do curso e não através apenas de provas ou testes. O Prof. Dr. João Batista Bottentuit Junior, em webinário intitulado “Avaliação Formativa e Somativa no Modelo Remoto: quais ferramentas e estratégias adotar?”, promovido nesta segunda-feira (10) pela Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA), falou sobre como a avaliação no modelo de ensino (híbrido ou remoto), se bem planejada, pode se constituir de uma boa estratégia de educação: “Esse novo modelo de avaliar, de oferecer habilidades, de desenvolvimento de habilidades intelectuais, faz com que ele [o aluno] se torne melhor, se torne um aluno muito mais preparado, muito mais rápido, para os desafios atuais”, pontuou.
O professor mostrou ainda, recursos e estratégias aos docentes para a realização de avaliações tanto somativas como também formativas, de maneira remota, e com apoio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC): “Explorar estratégias que imprimem pela criatividade, o pensar, organizar, escrever ou falar… Então, todas essas podem ser habilidades aí colocadas em xeque, para que o aluno prove que de fato aprendeu”, afirmou Bottentuit Jr.
Durante o evento foram abordadas também, as ferramentas que podem ser utilizadas como suporte avaliativo e ensinou maneiras de elaborar avaliações que podem ser utilizadas de acordo com as especificidades de cada área do conhecimento. O conteúdo completo deste webinário está disponível no vídeo abaixo:
Todos os webinários são disponibilizados no portal em até 48h após sua realização, para acessar os anteriores, clique aqui. Você pode ainda, conferir a agenda, atualizada semanalmente, dos próximos eventos a serem realizados, na página “Agenda dos Webinários”.
Os webinários promovidos pelo “EaD Para Você” possuem certificação, com carga horária referente a sua duração. Para obter o certificado é necessário realizar inscrição no SIGEventos, por meio do link: https://sigeventos.ufma.br/.
Confira o tutorial de inscrição aqui: https://bityli.com/2n24U.
Portal “EaD para Você”
Você pode acompanhar as novidades pelas redes sociais do “EaD para Você” no facebook e instagram (@ufma.eadparavoce). E, para receber nossas notícias inscreva-se nos canais do Telegram (https://t.me/ufmaeadparavoce) e WhatsApp (https://bit.ly/3fybTse).
Leave a Comment