No calendário acadêmico 2020.1 da UFMA, cada curso optou por qual modalidade – ensino híbrido ou remoto – se adequa às especificidades de suas áreas do conhecimento. Em entrevista ao Portal “EaD Para Você”, o Pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência da UFMA, Walber Pontes, conversou sobre a temática.
Com a retomada do calendário acadêmico 2020.1 da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi acordado que cada curso optasse pela utilização da modalidade de ensino, híbrido ou remoto, que fosse mais adequada às demandas específicas das áreas do conhecimento. O que envolve atividades laboratoriais e afins.
Essas modalidades foram as soluções encontradas para dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem da instituição durante a crise ocasionada pela pandemia do novo Coronavírus (Sars-CoV-2) e não comprometer o tempo de formação dos estudantes.
O ensino híbrido, ou blended learning, vem sendo considerado uma forte opção para as atividades educativas. Essa abordagem possibilita a combinação entre o ensino presencial e propostas de ensino online, agregando Educação à Tecnologia, que já estão inseridos em diversos aspectos da vida do estudante. Nessa modalidade não necessariamente as aulas ocorrem em tempo real, e são utilizados diversos recursos didáticos como, por exemplo, a criação de conteúdos assíncronos, que podem ser em formato de áudio, vídeo, texto entre outros.
Já no ensino remoto a transmissão das aulas se dá em tempo real em plataformas de streaming. Tanto o professor como os alunos realizam as atividades nos mesmos horários em que as aulas da disciplina ocorreriam no modelo presencial. Ou seja, a rotina de sala de aula continua, alterando-se apenas o ambiente, que agora é virtual e, que também, pode ser acessado de diferentes localidades. O ensino remoto também utiliza recursos didáticos tecnológicos, como os conteúdos assíncronos, para enriquecer as aulas.
O Pró-Reitor de Planejamento, Gestão e Transparência da UFMA, Walber Pontes, e professor do Departamento de Administração, conversou com a equipe do portal “EaD Para Você” sobre a temática.
Portal EaD Para Você – Quais são os desafios esperados para a implementação do ensino híbrido?
Walber Pontes – Na realidade, acreditamos que o maior desafio é a mudança de cultura e a quebra de paradigmas. Compreender que o ensino híbrido não é um ensino menor ,ou de faz de conta, é fundamental.
O processo de aprendizagem utilizando Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) é muito antigo, pois os processos de aprendizagem utilizando a vivência social, a correspondência, a televisão, o rádio, mais recentemente os smartphones e “games” estão presentes no nosso dia a dia. Assim, acreditamos que os desafios são muito mais uma mudança de comportamento e cultura e a compreensão do uso das ferramentas que suportarão esta metodologia.
Portal EaD Para Você – E com relação ao ensino remoto? Os desafios são os mesmos?
Walber Pontes – Os desafios se dão muito mais no ambiente virtual que no ambiente presencial. O Ensino Híbrido leva em consideração que será possível se realizar componentes curriculares de forma presencial, de forma remota ou parte presencial, parte remota.
A parte presencial já era comumente realizada no dia a dia docente, o que se tem como desafio é a inclusão das TIC para viabilizar a parte remota, bem como a habilidade de articular momentos presenciais e remotos, momentos síncronos e assíncronos.
Portal EaD Para Você – Já existem possíveis soluções para os desafios previstos? Quais são?
Walber Pontes – A UFMA por meio da DTED realizou um processo massivo de debates, orientações, capacitações e treinamentos com a finalidade de conscientizar e capacitar os docentes e a comunidade universitária para o uso das TIC e da implementação da metodologia remota e híbrida.
Neste sentido, acreditamos que o maior desafio não será do uso da metodologia, mas de uma mudança cultural, da quebra de paradigmas. Reconhecemos que no processo remoto a dependência do acesso à tecnologia se torna mais acentuada, contudo, a Universidade fez uma pesquisa, que identificou as demandas dos discentes para acesso a rede de internet e ao acesso de equipamentos.
Em virtude dessa pesquisa a universidade está com um edital de inclusão digital que irá neste primeiro momento disponibilizar, por meio de empréstimo, 1000 (mil) tablets educacionais e 1000 acessos a internet 4G, com a finalidade de que os alunos que não possuem dispositivos possam realizar as atividades remotas.
Portal EaD Para Você – Cada curso optou por uma modalidade. O que cada um precisou levar em consideração?
Walber Pontes – Este é um debate que perpassa pela própria natureza da UNIVERSIDADE, nós somos um corpo único com uma multiplicidade, uma diversidade de pensamentos, ações e características.
Não seria prudente estabelecer um parâmetro linear para a realização das atividades presenciais, remotas ou híbridas, não teríamos como desenvolver um modelo que pudesse abranger as peculiaridades dos mais de 90 cursos de graduação, mais de 50 cursos de pós-graduação stricto sensu e outras demandas acadêmicas desenvolvidas.
Assim, nada mais lógico que os pares que conhecem as necessidades e peculiaridades, possam debater, ponderar e apresentar soluções para implementação da modalidade a ser adotada. Na realidade, o que cada um deve considerar é a realidade na qual está inserida, realidade acadêmica, profissional e social.
Portal EaD Para Você – Dentro do ensino híbrido, que modelos de aulas podem ser utilizados?
Walber Pontes – Esta pergunta ela é extremamente delicada, pois qualquer tipo de aula, qualquer tipo de interação, qualquer tipo de construção do conhecimento pode ser utilizado para desenvolver as ações e as interações de ensino aprendizagem. O que se faz necessário é o conhecimento das Tecnologias de Informação e Comunicação e a capacidade de adaptar a necessidade que o docente propõe para o processo.
Este momento de pandemia e a mudança de comportamento nos deixa mais criativos, nos permite ousar, compartilhar possibilidades e construir alternativas. Acredito eu, como docente, que nunca vi tantos olhos de colegas brilharem com a possibilidade de exercer seu papel de educador com tanta ousadia. Contudo também é relevante compreender que o novo nos dá medo, dizer que sabemos como se dará o processo e que temos total domínio de como isso ocorrerá é, no mínimo, ilusório.
O que temos é um cenário de incertezas, que não temos comparação, não temos como saber as consequências das nossas decisões, a previsibilidade é muito baixa. O que podemos ter como certeza é que somos ousados e vamos ousar com os pés no chão, mas o olhar no horizonte e os sonhos muito além de onde podemos perceber.
Portal Ead Para Você – E no ensino remoto? Existem modelos específicos?
Walber Pontes – O ensino remoto já é um modelo, onde são utilizadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para viabilizar, intermediar a comunicação a interação e a construção de saberes.
Portal EaD Para Você – Os professores deixarão de ser canais de informação com essas modalidades?
Walber Pontes – O professor nunca deixará de ser o viabilizador do processo, ele será aquele que instiga, que propicia o processo. A sua pergunta me lembra a frase do Stephen Covey “A tecnologia vai reinventar o negócio, mas as relações humanas continuarão a ser a chave do sucesso”.
Assim, a educação não vai mudar, ela já mudou, já estamos em um novo mundo, as pessoas dizem que precisaremos viver em “um novo real”, ocorre que esse novo real já está acontecendo. Utilizando uma metáfora, “nós já entramos no rio e, ao sair dele, nem o rio nem nós seremos os mesmos”.
Ao compreender a realidade que vivenciamos a Educação, a sala de aula, a universidade, os docentes e os discentes, o processo de aprendizado nunca mais será o mesmo, com todas as consequências decorrentes de uma mudança. E se me perguntar quais são estas consequências, a única certeza que tenho é que o tempo nos mostrará os nossos acertos e, com certeza, nos fará refletir sobre aquilo que poderia ter sido feito diferente.
Webinários e Treinamentos
A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) vem promovendo uma série de webinários e treinamentos para incrementar a formação gratuita e aberta aos professores, técnicos administrativos da UFMA e demais interessados em aumentar seu grau de conhecimento sobre os processos educacionais que envolvem o Ensino a Distância.
Semanalmente é disponibilizada a programação de webinários e treinamentos no portal “EaD Para Você”, no link “Agenda de Webinários” e Treinamentos. Lá são disponibilizadas todas as informações sobre os eventos.
Todos as ações desenvolvidas pela DTED para a comunidade acadêmica possuem certificação para o participante. Para obtê-la, é necessário inscrever-se no portal SIGEVENTOS – Sistema Integrado de Gestão de Eventos Institucionais.
Portal “EaD para Você”
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