Diante da infinidade de conteúdos disponíveis na internet, buscar conteúdos agregadores de informação pode ser tornar um desafio.
Buscar conteúdos na internet que possam auxiliar aos estudantes e professores a agregar conhecimento, assim como contribuir na elaboração de aulas remotas pode ser bastante complexo, já que diversos materiais são disponibilizados minuto a minuto na rede mundial de computadores.
Apesar de haver diversas ferramentas que podem suprir essa demanda, as pessoas ainda não conhecem ou não sabem como adquirir e utilizá-las, muito por não possuírem afinidade seja com a tecnologia, seja com os mecanismos de pesquisa existentes.
Pensando nisso, a Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) promoveu mais um webinário explicando como os docentes e discentes podem utilizar as plataformas e serviços de informação de forma a agregar e fomentar conhecimento.
Com o tema “Bibliotecas e serviços de informação para ensino on-line”, a Profa Fernanda Monteiro, da Universidade de Brasília e Doutora em Ciência da Informação, apresentou sites e recursos disponíveis gratuitamente para que os todos que possuem interesse no âmbito acadêmico possam realizar pesquisas bibliográficas e consultar documentos completos on-line: “Nós temos como primeira referência a biblioteca da nossa própria Universidade… Essas plataformas podem ser utilizados para facilitar o acesso dos alunos, aos conteúdos que a maioria das vezes estão em periódicos que fazem parte do acervo da biblioteca”, pontuou Fernanda.
A professora também mostrou plataformas de fomento da produção científica que facilitam o acesso à informação, tirando dúvidas sobre como e quais são as melhores plataformas para cada área do conhecimento.
Para conferir o webinário complete, clique no vídeo abaixo:
Além deste, a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) vem promovendo uma série de webinários e treinamentos para incrementar a formação gratuita e aberta aos professores, técnicos administrativos da UFMA e demais interessados em aumentar seu grau de conhecimento sobre os processos educacionais que envolvem o Ensino a Distância.
Semanalmente é disponibilizada a programação de webinários e treinamentos no portal “EaD Para Você”, no link “Agenda de Webinários” e Treinamentos. Lá são disponibilizadas todas as informações sobre os eventos.
Todos as ações desenvolvidas pela DTED para a comunidade acadêmica possuem certificação para o participante. Para obtê-la, é necessário inscrever-se no portal SIGEVENTOS – Sistema Integrado de Gestão de Eventos Institucionais.
Portal “EaD para Você”
Você pode acompanhar as novidades pelas redes sociais do “EaD para Você” no facebook e instagram (@ufma.eadparavoce). E, para receber nossas notícias inscreva-se nos canais do Telegram (https://t.me/ufmaeadparavoce) e WhatsApp (https://bit.ly/3fybTse).
Leave a Comment