As plataformas serão utilizadas para aulas remotas durante o período 2020.1 da UFMA
Com a retomada do calendário acadêmico pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o modelo de aula que será utilizado pelos cursos de graduação majoritariamente será remoto, com conteúdos síncronos e assíncronos. O que para muitos alunos torna-se complicado, devido a falta de familiaridade com as tecnologias que serão utilizadas durante o período 2020.1.
Pensando nisso, a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio do projeto “Ead Para Você”, promoveu na terça-feira, dia 15, o webinário “As perspectivas da utilização do Google Classroom e Google Meet pelo corpo docente”.
Antônio Thadeu, que é discente do curso de Ciências da Computação pela UFMA e colaborador da UNASUS/UFMA na área de Tecnologias da Informação, apresentou duas das plataformas que serão utilizadas no decorrer deste período, o Google Classroom, ou Google Sala de Aula e o Google Meet.
O Google Classroom é uma plataforma online e interativa que ajuda professores e alunos a organizar uma sala de aula digital, com recursos de criação e correção de atividades, compartilhamento de material e avaliações, além da integração com outras ferramentas do GSuite.
Já a plataforma Google Meet permite a realização de reuniões online com até 250 pessoas. Antônio Thadeu colocou em pauta todas as potencialidades que estas ferramentas proporcionarão aos discentes nas aulas remotas, fazendo um passo a passo, desde como criar o e-mail institucional, que será necessário para acessar às aulas no decorrer do período até como enviar avaliações para os professores.
Para assistir ao conteúdo completo do webinário, clique no vídeo abaixo:
Além deste, a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) vem promovendo uma série de webinários e treinamentos para incrementar a formação gratuita e aberta aos professores, técnicos administrativos da UFMA e demais interessados em aumentar seu grau de conhecimento sobre os processos educacionais que envolvem o Ensino a Distância.
Semanalmente é disponibilizada a programação de webinários no portal “EaD Para Você”, no link “Agenda de Webinários”. Lá são disponibilizadas todas as informações sobre os eventos.
Todos as ações desenvolvidas pela DTED para a comunidade acadêmica possuem certificação para o participante. Para obtê-la, é necessário inscrever-se no portal SIGEVENTOS – Sistema Integrado de Gestão de Eventos Institucionais.
Sugestão de temas
A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) está recebendo sugestões de temas para a realização de novos webinários.
As sugestões serão submetidas à avaliação da equipe pedagógica da DTED/UFMA, para verificação do atendimento às propostas. Para acessar o formulário, clique aqui.
Portal “EaD para Você”
Você pode acompanhar as novidades pelas redes sociais do “EaD para Você” no facebook e instagram (@ufma.eadparavoce). E, para receber nossas notícias inscreva-se nos canais do Telegram (https://t.me/ufmaeadparavoce) e whatsapp (https://bit.ly/3fybTse).
Leave a Comment