A médica psiquiatra Dra Sâmia Jamile Coelho abordou a necessidade de buscar novas estratégias de prevenção e abordagem do tema, a fim de reduzir o tabu e conscientizar a população
Após eventos extremos como o que estamos vivendo em decorrência da pandemia ocasionada pelo coronavírus (Sars-CoV-2), foi constatado o aumento significativo dos casos de tentativas e suicídios consumados.
Especialistas apontam diversos fatores que contribuem para o aumento dos casos como, medo, isolamento, violência doméstica, problemas financeiros, o acesso reduzido a suportes comunitários e tratamentos de saúde, dentre outros.
A Organização da Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio para mostrar que, ao fazermos parte de uma comunidade global, todos precisam ter a coragem de envolver-se uns com os outros para difundir a conscientização sobre sua prevenção.
No Brasil são registrados todos os anos 12 mil suicídios. A campanha do “Setembro Amarelo” tem o objetivo de prevenir e reduzir esses números, que estão relacionados a problemas de saúde mental como a depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias.
Nesse sentido, notou-se a necessidade de criar estratégias de prevenção e de como abordar essa temática, na tentatiza de reduzir o tabu e conscientizar a população dos problemas que envolvem o suicídio e as formas de buscar ajuda. Assim, a Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA), por meio do proojeto “EaD Para Você” promoveu, na última semana, o webinário “Suicídio: Vamos falar abertamente sobre isso?”, para trazer esse debate à tona e elucidar preconceitos acerca da temática.
A médica psiquiatra Dra Samia Jamile Damous Duailibe de Aguiar Carneiro Coelho durante o evento abordou o fato de que o comportamento suicida não ocorre repentinamente, além de dar sinais, muitas vezes sutis, desde o início.
“Esse comportamento vai muito além e começa muito antes do suicídio propriamente dito. Ele tem por conceito ser um espectro contínuo, que varia desde aquele pensamento que o indivíduo tem, de tirar a própria vida, que às vezes começa a ideação vaga, uma vontade longe e que depois aquilo pode ir pra comunicação para alguém, para um amigo, para o familiar, de dizer que ‘quer tirar a própria vida, que quer se matar, que não quer mais viver, até evoluir pras tentativas’ Até evoluir para uma tentativa de suicídio, várias tentativas e finalmente, infelizmente, para o suicídio completo” explicou.
A psiquiatra também falou sobre o perfil socioeconômico, fatores de risco sócio demográficos e clínicos das pessoas com comportamento suicida, além de abordar como os familiares e amigos podem ajudar a esses indivíduos, utilizando-se de fatores de proteção, para acolher de forma adequada quem passa por essa situação.
Para assistir ao conteúdo completo do webinário, clique no vídeo abaixo:
Assim como este, a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) vem promovendo uma série de webinários, treinamentos e cursos para incrementar a formação gratuita e aberta aos professores, técnicos administrativos da UFMA e demais interessados em aumentar seu grau de conhecimento sobre os processos educacionais que envolvem o Ensino a Distância.
Semanalmente é disponibilizada a programação de webinários no portal “EaD Para Você”, no link “Agenda de Webinários”. Lá são disponibilizadas todas as informações sobre os eventos.
Todas as ações desenvolvidas pela DTED para a comunidade acadêmica possuem certificação para o participante. Para obtê-la, é necessário inscrever-se no portal SIGEVENTOS – Sistema Integrado de Gestão de Eventos Institucionais.
Sugestão de temas
A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) está recebendo sugestões de temas para a realização de novos webinários.
As sugestões serão submetidas à avaliação da equipe pedagógica da DTED/UFMA, para verificação do atendimento às propostas. Para acessar o formulário, clique aqui.
Portal “EaD para Você”
Você pode acompanhar as novidades pelas redes sociais do “EaD para Você” no facebook e instagram (@ufma.eadparavoce). E, para receber nossas notícias inscreva-se nos canais do Telegram (https://t.me/ufmaeadparavoce) e whatsapp (https://bit.ly/3fybTse).
Leave a Comment