A Diretoria de Tecnologias da Educação (DTED) da Universidade Federal do
Maranhão outorgou o grau, nesta quarta-feira, 29, para a primeira estudante do
curso de Licenciatura Letras-Português, na modalidade a distância. Na
ocasião, por meio de videoconferência, a estudante Francisca Regiane Martins
Cantanhede recebeu o grau.
Aprovada em concurso público em 2019, a estudante estava ansiosa para
concluir a sua graduação em tempo hábil e, assim, poder assumir o cargo de
professora na cidade que mora.
“Quando havia concluído o 4° período do curso de Letras/Português, fui
aprovada em concurso público no município de Imperatriz. Prestei o concurso
sem muitas esperanças, porque eu havia concluído apenas metade da
graduação, de modo que se fosse convocada logo, não poderia assumir o
cargo. Ansiosa e preocupada com a convocação antecipada, passei a cumprir
minhas obrigações acadêmicas com maior compromisso e pontualidade, como
já vinha fazendo desde o início do curso, visando evitar qualquer pendência
que pudesse me impedir de colar grau a tempo. Agradeço, especialmente, a
coordenadora do curso, Cibelle Béliche, que não mediu esforços para me
ajudar na conclusão do concurso”, contou Regiane.
Emocionada, ela frisa que a colação é ainda mais especial, porque ela sai da
universidade para exercer a profissão com qual sempre sonhou. “Receber meu
grau numa solenidade especial é um momento marcante. Ela representa a
coroação da minha trajetória acadêmica, e, em uma área do conhecimento,
pela qual sempre tive admiração e interesse. Também me sinto extremamente
agraciada porque, contra a lógica natural dos acontecimentos, a oportunidade
de trabalho precedeu ao término do meu curso e veio até mim com rapidez”,
expressou.
Para a coordenadora do curso, Cibelle Béliche, essa colação de grau especial
materializa todo o empenho, trabalho e dedicação da aluna. “Para nós, é um
desafio diário encurtar ‘as distâncias’ que essa modalidade de ensino nos
impõe, sobretudo nos tempos de incertezas e anseios em que vivemos.
Vivenciar momentos como esse fortalece a ideia de que somos capazes de
superar obstáculos, dificuldades, de nos reinventar e de sentirmos, sim, a
presença física e as emoções através de uma tela. É muito gratificante fazer
parte da trajetória acadêmica da aluna. Fica em cada um de nós, o sentimento
de orgulho e a sensação de dever cumprido”, declarou.
Segundo a coordenadora da Universidade Aberta do Brasil
(UAB/DTED/UFMA), Amanda Aboud, projeto no qual o curso está inserido,
essa conquista é uma construção coletiva. “Tudo começou com o apoio
institucional da UFMA, ao transformar a DTED em diretoria e aproximar a
gestão dos cursos EaD dos outros departamentos da Universidade, acelerando
nossas decisões e solução de problemas. O papel consciente das
coordenações de curso e o intenso trabalho de criação dentro da DTED
possibilitou processos mais efetivos, tecnologias úteis para educação e
metodologias de aprendizagem adequadas às graduações na modalidade a
distância”, explicou Aboud.
O protagonismo da estudante, segundo a diretora da DTED/UFMA, Ana Emilia
Figueiredo de Oliveira, reflete o compromisso da Universidade em promover a
difusão do conhecimento de maneira democrática e a excelência do trabalho
da Diretoria no ensino a distância.
“A dedicação nos cursos EAD da UFMA são desenvolvidas pelas equipes em
diversas atividades – administrativas, tecnológicas e pedagógicas – que
contribuem para o bom andamento do curso. A interação com as
coordenações, professores e tutores, permite que consigamos o objetivo de
ofertar cursos cada vez melhores e assim contribuir para a formação dos
nossos alunos com excelência. Na crença de democratizar as instâncias do
estado e da nossa Universidade é que a UFMA prioriza as ações da educação
a distância como forma de ampliar o acesso das pessoas à educação superior
e também de possibilitar o desenvolvimento social”, finalizou.
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