A oferta educacional é gratuita, autoinstrucional e com inscrições até 31 de julho
Nesta terça, 22, o Ministério da Saúde realizou o evento de apresentação da terceira edição da Caderneta da Criança, que será distribuída em todo o país. Na ocasião, foi realizado o lançamento oficial do curso “Caderneta da Criança: Instrumento intersetorial para promoção da atenção integral à saúde da criança” coordenado pela UNA-SUS/UFMA, que visa auxiliar os profissionais de saúde e as equipes de atenção quanto à utilização adequada da caderneta da criança como mecanismo de vigilância ao bem-estar infantil. O evento foi transmitido ao vivo no canal DATASUS, no Youtube.
A oferta educacional é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA), com o Ministério da Saúde – por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) em conjunto com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS).
Com carga horária de 30 horas e início imediato, o curso é gratuito e ofertado na modalidade a distância com metodologia autoinstrucional, ou seja, sem a mediação de tutores. O público-alvo são profissionais da saúde de nível médio e superior, inseridos na Atenção Primária à Saúde, e demais interessados nas temáticas apresentadas na capacitação. As matrículas podem ser realizadas no site da UNA-SUS/UFMA e ficam abertas até o dia 31 de julho.
A oportunidade educacional é disponibilizada em um ambiente virtual inovador em versão, também, para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais e estratégias de avaliação, tais como: e-books, infográficos, material em PDF, recursos multimídia, vídeo e questionários.
Temáticas abordadas
O curso tem como enfoque a qualidade multiprofissional e intersetorial da caderneta da criança e a importância desse documento para a organização do cuidado infantil. A oferta está dividida em cinco unidades e apresenta os seguintes conteúdos: Unidade 01 – Intersetorialidade e Atenção Integral à saúde da criança; Unidade 02 – Orientações da Caderneta da Criança para as famílias e os cuidadores; Unidade 03 – A Caderneta da Criança como instrumento de acompanhamento; Unidade 04 – Caderneta da Criança para vigilância do crescimento infantil; Unidade 05 – Caderneta da Criança para vigilância do desenvolvimento infantil. O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.
Leave a Comment