A Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) prorroga, até 30 de novembro, as inscrições para o curso “Atenção à Pessoa Idosa com Deficiência”. O curso é gratuito, 100% on-line e já alcançou cerca de 10 mil matrículas. A capacitação tem como objetivo central compreender as orientações em saúde relacionadas ao cuidado à pessoa idosa com deficiência, com destaque para os serviços prestados na Rede de Atenção à Saúde voltados para essa população e o papel da Atenção Básica nesse processo. Atualmente, 31% da turma já concluiu o curso e tiveram acesso ao certificado gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.
Com a expectativa de vida subindo para uma média de 76,8 anos, o planejamento da atenção à saúde deve considerar a importância das informações sobre as condições de saúde da população idosa e suas demandas por serviços de saúde, bem como as desigualdades associadas a essas condições.
No Brasil, a Atenção Primária desempenha papel central na garantia à população de acesso a uma atenção à saúde de qualidade, por ser o contrato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro integrador de toda a Rede de Atenção à Saúde (RAS). Dessa maneira, o planejamento da atenção à saúde deve considerar a importância das informações sobre as condições de saúde da população idosa e suas demandas por serviços de saúde, bem como as desigualdades associadas a essas condições.
“Além de considerar os estudos que afirmam o crescimento da população idosa no país, buscamos auxiliar o profissional de saúde para atender às demandas desse segmento da população. Ser idoso e ter uma deficiência constituem situações de vulnerabilidade, por isso, a nossa expectativa é que o curso possa contribuir para assegurar e garantir a saúde dos idosos com deficiência com mais qualidade na Rede de Atenção à Saúde”, declarou a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA e diretora da DTED/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.
Sobre o curso
Com carga horária de 60 horas, a capacitação é gratuita e autoinstrucional. O público-alvo são profissionais que atuam no SUS, envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.
A capacitação permitirá que o estudante atenda a população acima dos 60 anos de forma especializada, levando em consideração as necessidades desses usuários com enfoque na reabilitação funcional dos pacientes inseridos nesse contexto. Dessa forma, o curso apresenta os seguintes conteúdos: Transição demográfica e epidemiológica no Brasil e a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis; Plano Terapêutico Singular e a reabilitação da funcionalidade da pessoa idosa; Avaliação multidimensional da pessoa idosa nos seus aspectos clínico, psicossocial e funcional; Projeto terapêutico singular/plano de cuidados na reabilitação da pessoa idosa com deficiência; Síndromes geriátricas e a reabilitação da pessoa idosa com comprometimento funcional; Tecnologias assistivas na reabilitação funcional da pessoa idosa com deficiência; Reabilitação da pessoa idosa com deficiência nos diferentes pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde, tais como Atenção Primária à Saúde, Atenção Ambulatorial Especializada, Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Atenção Hospitalar e de Urgência/Emergência), Atenção Domiciliar.
A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador com versão para dispositivos móveis – o SAITE AVA. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, tais como: recurso multimídia, e-books, infográficos e apresentação interativa, Game Quiz, material em PDF e questionário.
O curso é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) e o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, do Departamento de Atenção Especializada e Temática e da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.
Leave a Comment