A capacitação aborda assuntos que vão desde a identificação dos fatores de risco até às complicações relacionadas aos casos de pós-AVE e Acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde
O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma emergência médica e, portanto, o paciente deve ser encaminhado imediatamente para atendimento com o apoio de uma equipe multidisciplinar, a fim de garantir o acolhimento e a intervenção adequada a esses usuários nas Unidades de Saúde. De modo a contribuir na qualidade do atendimento, a UNA-SUS/UFMA abre inscrições para o curso “Reabilitação da pessoa com complicações pós Acidente Vascular Encefálico (AVE)”. A capacitação tem início imediato e as matrículas ficam disponíveis até 31 de outubro.
A oferta é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).
Com carga horária de 30 horas, o curso é gratuito e ofertado na modalidade a distância (autoinstrucional). O público-alvo são os profissionais de saúde envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados na temática apresentada pela capacitação.
A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras), além de estar disponível também em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso aos diversos suportes educacionais e estratégias de avaliação presentes na oferta, tais como: e-book, infográfico, material em PDF, recurso multimídia e questionário.
TEMÁTICAS ABORDADAS
Com o curso, o estudante poderá compreender os cuidados específicos para a reabilitação da pessoa com complicações após episódio de Acidente Vascular Encefálico (AVE), considerando as possíveis alterações físicas, auditivas, visuais, intelectuais e emocionais.
Dessa forma, a capacitação apresenta os seguintes conteúdos: epidemiologia, fatores de risco e diagnóstico dos casos de AVE; atenção à saúde da pessoa com AVE na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência; acolhimento, abordagem interdisciplinar, apoio emocional e acesso dos usuários às Unidades Básicas de Saúde; avaliação funcional e reabilitação da pessoa com AVE; e complicações relacionadas aos casos de pós AVE (aspectos nutricionais e de higiene oral).
Ao concluir a capacitação, o estudante receberá o certificado gratuito reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.
Texto: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS/UFMA
Leave a Comment