Organizado pela Diretoria de Tecnologias na Educação da UFMA, o I Encontro de ExperiênciasAcadêmicas da UFMA (EEA) foi realizado no período de 4 a 15 de julho, em formato virtual, com o tema “Desenvolvimento e Disponibilização de Produções Técnicas Inovadoras”. O Encontro teve como foco atender às cinco áreas da competência digital: informação, comunicação, criação de conteúdo, segurança e resolução de problemas.
A primeira edição do Encontro contou com a parceria da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PROAES), da Pró-reitora de Gestão de Pessoas (PROGEP), da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE) e a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), e permitiu a participação ativa da maior quantidade de acessos simultâneos aos treinamentos oferecidos durante o evento.
“O evento iniciou com bastantes visualizações no seu canal do Youtube, alcançando mais de mil acessos simultâneos na plataforma e, no decorrer da programação, os treinamentos reuniram um público de mais de duzentos acessos por aula ministrada e continuam crescendo, porque todos os treinamentos estão disponíveis no canal”, avaliou o coordenador do evento, Luis Rivero.
Durante os nove dias de programação, houve 10.105 visualizações com participantes de várias cidades brasileiras. “O Encontro se estendeu além do Maranhão e alcançou outros estados, como Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, e conseguimos trocar experiências bastante profícuas com outras instituições”, apontou Rivero.
O I Encontro de Experiências Acadêmicas da UFMA recebeu 31 trabalhos distribuídos entre banner, ebooks, infográficos, podcasts, questionários, recursos interativos, sites acessíveis e vídeos. Os materiais selecionados pela Comissão Avaliadora serão publicados e disponibilizados em repositórios de aprendizagem e a organização do evento distribuiu vários prêmios aos melhores projetos, como dispositivos Echo Dot com Alexa, Microfones Condensadores, Mesas Digitalizadoras, além de certificados de ‘Melhor Artigo’.
“Nem todos os trabalhos aprovados concorreram aos prêmios. Tivemos todo um momento de avaliação e os projetos tiveram que corresponder aos seguintes critérios: originalidade, relevância do tema, qualidade técnica e apresentação”, contou o coordenador Luis Rivero.
Melhores Trabalhos
Categoria E-books
1º Lugar: “E-book interativo Escrita na Engenharia: guia para iniciantes”, Valeria Angelica Ribeiro Arauz.
Categoria Infográfico
1º Lugar: “Julho Amarelo: Utilização de Infográfico Interativo como estratégia para a educação em Saúde”, Clara Costa Fontes.
2º Lugar: “Estilos de Aprendizagem em Recursos Educacionais”, Alana de Araújo Oliveira Meireles Teixeira.
Categoria Podcast
1º Lugar: “Interfaces Cérebro-Computador”, Gabriel Costa, João Davi Santos, Luis Gustavo Dias, Ângelo Carlos Silva.
2º Lugar: “Diálogos sobre Ciência e Tecnologia”, Valeria Angelica Ribeiro Arauz.
3º Lugar: “Soft Skills, São Realmente Necessárias? ”, Alysson Estrela Silva, Matheus Bessa, Adriano Monteiro, Lucas Pereira, Lukas Cruz Mota, Matheus Cardoso; e “Computação Afetiva e aspectos emocionais em IHC: visão geral e aplicação”, Marcos Farias, Kaio Guedes, Emily Costa e Silva.
Categoria Questionários Avaliativos e Questionários Gamificados
1º Lugar: “Uso de Questionários Avaliativos para o Ensino da Libras”, Jorgean Cunha.
Categoria Recursos Interativos
1º Lugar: “O GeoGebra na Divulgação Matemática”, Raibel Arias, Keven Dalton Azevedo, Maria Vitória Sousa.
A primeira edição do EEA UFMA premiou, ainda, o participante Jackson Silva Nascimento, que foi sorteado no “Formulário de Avaliação do Evento”, e o professor Luis Rivero, reconhecido com o prêmio Membro Destaque da Comissão Organizadora do I EEA.
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