Capacitação integra o programa “Atenção à saúde da pessoa com Deficiência”, que atualmente conta com mais de dez cursos
Estão abertas as matrículas para o curso “Atenção à saúde da pessoa com lesão medular”, ofertado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – instituição integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFMA). A oferta educacional é on-line, gratuita, certificada e visa auxiliar na assistência e nos serviços de habilitação e reabilitação direcionados a pacientes com danos na medula espinal. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 28 de fevereiro de 2023 no site unasus.ufma.br. O início das aulas é imediato.
Localizada na coluna vertebral e integrante do Sistema Nervoso Central (SNC), a medula espinal funciona como uma espécie de mediador de estímulos e de motricidade para o corpo humano. Por essa razão, agravos e injúrias nessa região são responsáveis por sérios comprometimentos motores e sensoriais na pessoa lesionada.
Dessa maneira, a capacitação busca proporcionar ao cursista a compreensão dos aspectos inerentes ao diagnóstico e tratamento da lesão medular e as particularidades que envolvem os cuidados à saúde da pessoa com esse diagnóstico nos diferentes pontos de atenção da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.
Com carga horária de 30 horas, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais, como: apresentação interativa, material em PDF, infográficos, e-book e questionário durante a experiência na plataforma virtual de ensino-aprendizagem – o Saite AVA.
O público-alvo são profissionais que atuam no SUS, envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, como: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões-dentistas e gestores dos serviços de reabilitação; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas na capacitação.
A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/DAET/SAES/MS), e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).
Leave a Comment