Com o intuito de contribuir ainda mais na qualidade dos serviços de saúde prestados às pessoas com deficiência, a UNA-SUS/UFMA prorrogou inscrições para diversos cursos de capacitação voltados a essa temática. Todos com inscrições abertas até o dia 31 de outubro de forma gratuita e autoinstrucional.
As inscrições podem ser realizadas por meio da plataforma saiteava.org. Os cursos listados a seguir abordam o cuidado em saúde, diagnóstico, fatores de risco e circunstâncias associadas a essas condições, bem como procedimentos corretos no que diz respeito aos tratamentos e acompanhamentos nos serviços de reabilitação e Atenção Primária à Saúde (APS).
Conheça a lista de cursos disponíveis para contribuir ainda mais na sua formação profissional; os cursos fazem parte do Programa de Aperfeiçoamento: Atenção à Pessoa com Deficiência I, II e III:
- Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo
- Atenção à Pessoa com Síndrome de Down
- Atenção à Pessoa Idosa com Deficiência
- Atenção à Pessoa Amputada
- Prescrição, Concessão, Adaptação e Manutenção de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção
- Atenção à saúde das mulheres com deficiência
- Atenção à Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência
- Reabilitação da pessoa com complicações Pós-Acidente Vascular Encefálico (AVE)
- Atenção à Pessoa com Traumatismo Cranioencefálico (TCE)
- Atenção à Pessoa com Paralisia Cerebral
- Atenção à Saúde na Reabilitação Visual
- Atenção na identificação precoce de deficiências em crianças por meio de Triagem Auditiva Neonatal (TAN) e Triagem Ocular Neonatal (TON)
- Introdução às ferramentas de Administração Estratégica e de Planejamento para gestores de Serviços de Reabilitação
- Atenção à Saúde da Pessoa com Estomia
- Atenção à Pessoa com Lesão Medular
- Atenção à Reabilitação da Pessoa com Síndrome de Pós-poliomielite e Comorbidades
- Estimulação Precoce: crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor
- Ferramentas da gestão do cuidado à saúde da pessoa com deficiência nos serviços de reabilitação
- Incorporação da funcionalidade no processo de avaliação e cuidado em saúde da pessoa com deficiência.
O público-alvo são profissionais que atuam no SUS envolvidos no cuidado à pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.
Os cursos são disponibilizados na modalidade a distância, com metodologia autoinstrucional (sem a mediação de tutores) e tem como foco apresentar os aspectos, impactos, complexidades, pesquisas e tratamentos sobre as pessoas que vivem nesse contexto; além de promover o cuidado à pessoa com deficiência, na assistência e na atenção humanizada a esse público nas mais diversas redes de cuidado dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
A capacitação é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA), e Ministério da Saúde – por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência -, do Departamento de Atenção Especializada e Temática, da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.
Compartilhe com outros profissionais e estudantes interessados na temática.
Leave a Comment