As mulheres são maioria da população, com mais de 108,9 milhões de brasileiras, e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com o Ministério da Saúde. Segundo o IBGE 2019, o número de mulheres com algum tipo de deficiência supera o de homens, sendo 10,5 milhões (9,9%) frente a 6,7 milhões (6,9%), respectivamente.
Com o objetivo de qualificar o cuidado direcionado à população feminina PCD com foco na promoção do bem-estar, reabilitação, saúde mental, sexual e reprodutiva, e no manejo clínico dos problemas mais comuns enfrentados por esse público, a UNA-SUS/UFMA oferta o curso “Atenção à saúde das mulheres com deficiência” com inscrições abertas até 31 de outubro.
Público-alvo – A oferta é voltada aos profissionais que atuam no SUS envolvidos no cuidado à pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados na temática abordada.
Ambiente de aprendizagem – Com carga horária de 30 horas, a oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, que conta também com versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, tais como: material em PDF, e-book, infográfico, game e questionário.
O “Guia de Atenção à Saúde das Mulheres com Deficiência e Mobilidade Reduzida” está inserido entre os 17 recursos educacionais do curso e tem como objetivo fornecer orientações aos profissionais de saúde para qualificar o cuidado e o acesso das Mulheres com Deficiência e Mobilidade Reduzida à atenção integral à saúde, ao longo do seu ciclo de vida, nos diferentes pontos de Atenção da Rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
Temáticas – Para ampliar a discussão no âmbito da saúde, ofertar os cuidados necessários e contribuir com o atendimento humanizado, o curso apresenta os seguintes conteúdos: Marcos históricos e epidemiologia da deficiência em mulheres; Acessibilidade às mulheres com deficiência e/ou com mobilidade reduzida; Violência contra mulheres com deficiência e/ou com mobilidade reduzida; Atenção integral à saúde da mulher com deficiência e/ou com mobilidade reduzida; Reabilitação e Saúde Mental; Saúde sexual, saúde reprodutiva e saúde mental da mulher com deficiência; e Manejo clínico de problemas mais comuns enfrentados pelas mulheres com deficiência e/ou com mobilidade reduzida.
A oferta educacional é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da UNA-SUS/UFMA e Ministério da Saúde – por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/MS). O certificado é gratuito e validado pela UFMA.
Leave a Comment