A instituição oferece 19 capacitações gratuitas na temática e com início imediato.
No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta quinta, 21, a UNA-SUS/UFMA ressalta a importância da educação inclusiva para oportunizar atenção integral que compreende as ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde das pessoas com deficiência.
Segundo o IBGE 2019, o Brasil tem 17,3 milhões de pessoas que possuem algum tipo de deficiência, seja ela física, intelectual, auditiva, entre outras. Apesar disso, as políticas de inclusão no país ainda é um desafio no atendimento e cuidado à saúde. Uma realidade que a UNA-SUS/UFMA coloca em perspectiva na busca de ofertas educacionais.
“As nossas capacitações estão centradas no atendimento na Atenção Básica, pois ela é considerada o primeiro nível de contato do usuário com o sistema de saúde. Por isso, buscamos capacitar profissionais com foco na diminuição das barreiras de acesso às pessoas com deficiência e aos recursos ofertados por este nível de atenção, impactando diretamente a eficácia das intervenções dos profissionais de saúde”, destacou a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.
As ofertas educacionais são frutos da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) e o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, Grupo SAITE (CNPq/UFMA) e o Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA).
Atualmente, a UNA-SUS/UFMA oferta 19 capacitações gratuitas sobre o cuidado e atendimento especializado da PcD, na modalidade a distância e com início imediato. O público-alvo são profissionais que atuam no SUS envolvidos no cuidado à pessoa com deficiência, além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados na temática.
Ao concluir a capacitação, o estudante terá direito a um certificado gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA. As inscrições podem ser realizadas no site unasus.ufma.br.
Veja todas as oportunidades:
- Atenção à saúde da pessoa com lesão medular, carga horária: 30h;
- Atenção à saúde da pessoa com estomia; carga horária: 30h;
- Introdução às ferramentas de Administração Estratégica e de Planejamento para gestores de Serviços de Reabilitação; carga horária: 30h;
- Incorporação da funcionalidade no processo de avaliação e cuidado em saúde da pessoa com deficiência; carga horária: 30h;
- Estimulação precoce: crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor; carga horária: 30h;
- Ferramentas da gestão do cuidado à saúde da Pessoa com Deficiência nos serviços de reabilitação; carga horária: 30h;
- Atenção à reabilitação da pessoa com Síndrome Pós-Poliomielite e comorbidades, carga horária: 30h;
- Atenção à Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência; carga horária: 30h.
- Atenção à Pessoa Amputada; carga horária: 30h.
- Atenção à Saúde na Reabilitação Visual; carga horária: 30h.
- Atenção à Pessoa com Paralisia Cerebral; carga horária: 30h.
- Atenção à Pessoa com Síndrome de Down; carga horária: 30h.
- Atenção à Pessoa com Traumatismo Cranioencefálico (TCE); carga horária: 30h.
- Atenção à Pessoa Idosa com Deficiência; carga horária: 60h.
- Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo; carga horária: 30h.
- Atenção à Saúde das Mulheres com Deficiência; carga horária:30h.
- Atenção na Identificação Precoce de Deficiências em Crianças por meio de Triagem Auditiva e Ocular Neonatal; carga horária: 30h.
- Prescrição, Concessão, Adaptação e Manutenção de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção; carga horária: 45h.
- Reabilitação da Pessoa com Complicações pós Acidente Vascular Encefálico; carga horária: 30h.
Com cargas horárias independentes, os cursos têm como objetivo capacitar os profissionais que atuam no contexto da Atenção Primária no SUS, porque esta desempenha papel central na garantia à população de acesso a uma atenção à saúde de qualidade por ser o contrato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro integrador de toda a Rede de Atenção à Saúde (RAS).
Leave a Comment