Da Redação
São Luís – O novo site de apoio ao ensino a distância da UFMA, desenvolvido pela Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DINTE/UFMA), está completando 1 mês de existência nesse domingo (17). A proposta inovadora chegou com o objetivo de oferecer conhecimentos na área de Tecnologia da Educação a toda a comunidade acadêmica, por meio de informações, cursos, treinamentos, webinários, dentre outras iniciativas educacionais.
Desde o lançamento do portal até hoje, já foram realizados 7 webinários, e até o final do mês de maio outros 6 já estão programados para ocorrer. Desde o lançamento, o portal sofreu algumas atualizações. E as melhorias são contínuas no ambiente de aprendizagem do portal. A equipe já está trabalhando na implementação dos certificados digitais dos webinários promovidos. A partir do dia 25 de maio, já estarão disponíveis: o ambiente virtual de aprendizagem, bem como, os certificados dos webinários para toda a comunidade acadêmica da UFMA, sendo necessário o cadastro no Sigaa UFMA. Outra novidade do portal, ainda nesse mês de maio, é o lançamento dos treinamentos na SAITE Brooker, para todos aqueles interessados em desenvolver um e-book.
Por meio de uma equipe multidisciplinar de profissionais que atuam nas esferas da Tecnologia da Educação, da Pedagogia, da Tecnologia da Informação, da Administração, da Comunicação, do Design, dentre outros, “a DINTE pretende estar ao lado de professores e técnicos da Universidade, apoiando-os e norteando-os, neste mundo inicialmente assustador, mas depois fascinante, das tecnologias educacionais”, garante a Diretora do DINTE, professora Ana Emília Figueiredo de Oliveira. Ela destaca que outras novidades serão lançadas de forma contínua para complementar o portal, tais como: o agendamento de horários para orientações com tutoria on-line, com a disponibilização de vários objetos de aprendizagem e ações inovadoras com o objetivo de colaborar com cada professor, da capital e dos campi do continente, na elaboração de seu material didático para EAD e para trabalhar remotamente com seus alunos, de forma correta, inovadora e atualizada, tão logo seja reaberto o calendário acadêmico.
Em termos de comunicação, “o maior desafio tem sido construir um diálogo inicial com o público alvo e compreender suas necessidades informativas. Ofertar conteúdo de qualidade para um público exigente requer escuta, observação, pesquisa constante e muita dedicação para traduzir experiências pedagógicas tão diversas que ajudam a construir o universo da EAD de forma fidedigna”, é o que garante a Consultora de Comunicação do portal, profª. Li-Chang Shuen.
O novo site surge em momento oportuno para a UFMA, tendo em vista a paralisação das atividades acadêmicas no Brasil e no mundo. A educação a distância (EAD) se sobressai como uma alternativa para que professores e alunos possam continuar em interação educacional. Porém, pelo fato do modelo presencial ser a modalidade de ensino preponderante nas universidades, boa parte do quadro docente apresenta limitações em preparar o material didático para o trabalho remoto ou para realizar interação virtual com os discentes. Afinal, construir um material didático apropriado para o modelo EAD tem peculiaridades distintas do presencial.
Por outro lado, a pandemia chegou de forma muito rápida, exigindo dos docentes um conhecimento em tecnologias na educação sem proporcionar a eles um tempo de aprimoramento na temática. “Assim, a UFMA, por meio da Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias na Educação – DINTE, resolveu construir este Portal, o EaD PARA VOCÊ”, destaca a professora Ana Emília Figueiredo de Oliveira.A diretora agradece, ainda, o suporte indispensável da Superintendência de Tecnologia de Informação, setor parceiro nesta iniciativa, bem como o incentivo e apoio incondicional do Reitor Natalino Salgado, para que este tipo de empreitada possa democratizar o conhecimento das Tecnologias Educacionais para todos os servidores da Universidade Federal do Maranhão.
Um dos cursos de destaque que já está disponível e com dois módulos iniciados é o PRA-EAD, curso na modalidade de Educação a Distância Autoinstrucional, ou seja, em que não há mediação da aprendizagem pela figura de um professor ou tutor. O curso, lançado pela Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias da Educação da Universidade Federal do Maranhão (DINTE-UFMA) em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, é uma proposta inovadora de Curso de Aperfeiçoamento em Produção de Recursos Autoinstrucionais para EAD.
É importante destacar que o curso apresenta recursos educacionais inovadores tanto em conteúdo e metodologias, quanto em forma de oferta. Um deles é o SAITE AVA, ambiente virtual da UNASUS/DINTE/UFMA, que hospeda o material, é bastante intuitivo, inovador e possibilita acesso de qualidade em smartphone, tablet e computador. Pessoas com deficiências visuais ou auditivas também podem ter acesso ao conteúdo, por meio de audiobooks e do suporte da aplicação Hand Talk, de leitura em libras.
O Portal EaD para Você vai oferecer muito conteúdo interessante. Além de tutorias e cursos de diversas ferramentas que facilitam a realização de cursos a distância. “Serão apresentados Ambientes Virtuais de Aprendizagem, que são sistemas que auxiliam na montagem de cursos remotos, bem como ferramentas para apresentação de aulas remotas e diversos recursos que usam a tecnologia como ferramenta de apoio”, é o que garante o Coordenador de TI da DINTE, Carlos de Salles Soares Neto.
Capacitação também na palma da mão
Para aqueles que possuem limitações de acesso à internet, o estudo poderá ser realizado de maneira off-line. Para isso, é necessário realizar o download dos e-books/aplicativos de cada um dos três módulos do Pra-EAD, que serão lançados de forma concomitante ao lançamento de cada módulo. É só baixar no dispositivo mobile o aplicativo SAITE Store, disponível para os sistemas Android e IOs, respectivamente na Google Play e Apple Store, localizando-os na área temática Educação à Distância. O aplicativo SAITE Store, de acesso livre e gratuito, possibilitará o estudo offline na palma da mão!
A DINTE-UFMA, com esta estratégia de ação, propõe-se a preencher uma lacuna, na medida em que o processo de planejamento educacional para esta modalidade apresenta-se como uma proposta inovadora de formação em larga escala. Dessa forma, são utilizados recursos educacionais que perpassam a discussão dos desafios da educação atual, a partir das mudanças de acesso à informação e da definição de MOOCs (Massive Open Online Courses) até a concretização de um plano didático-pedagógico adequado para esta modalidade.
*Algumas imagens utilizadas nesse post são meramente ilustrativas e de reprodução da internet.
Leave a Comment