O jornal Folha de S. Paulo realizou no dia 8 de junho o primeiro dia do webinário Universidade do Futuro e trouxe à tona o debate sobre o futuro do ensino nas universidades após a pandemia. Os especialistas ouvidos pelo jornal apontam para a necessidade de adoção de um modelo híbrido, que alie aulas presenciais e conteúdos ministrados com o auxílio das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s).
O primeiro desafio, segundo a pesquisadora Maria Alice Carratura, é trazer a universidade para o século XXI. “Antes de falar em futuro, precisamos chamar a universidade para o presente, porque ela não chegou ao século 21. Agora, na pandemia, ela deveria mostrar sua relevância social”, reflete. Os debatedores do primeiro dia do seminário lembraram que uma das dificuldades enfrentadas pelas instituições de ensino superior é que parcela significativa do corpo docente não tem domínio sobre novas tecnologias de ensino. Existem muitas ferramentas no mercado e, para o docente, é necessário investir tempo em treinamento. Essa dificuldade também é encontrada entre os alunos, que nem sempre estão familiarizados com as metodologias ativas, além da dificuldade técnica de acesso a equipamentos e à própria internet de qualidade.
A pró-reitora de graduação da PUC-SP, Alexandra Geraldini, lembrou que no cenário de desigualdade de acesso que temos no país, é importante “construir um caminho para trazer esses dois mundos, o digital e o real, e avançar num uso mais qualificado de recursos tecnológicos”.
Saiba mais:
O seminário Universidade do Futuro continua nesta terça e quarta (9 e 10 de junho), sempre às 15h30, e pode ser acompanhado no link https://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/. Na programação deste dia 9, o tema é a interdisciplinaridade nos currículos das universidades, com debatedores da UFABC, USP, PUC-SP e Universidade de Coimbra. Na quarta-feira, dia 10, o tema em discussão será a diversidade nas instituições de ensino, com debatedores da PUC-SP, da Universidade Federal do Sul da Bahia (que teve a primeira reitora negra eleita no país), representantes indígenas e do Conselho Nacional de Educação. O evento é gratuito e aberto para não assinantes.
Leave a Comment