A fim de incrementar a formação gratuita e aberta aos professores, técnicos administrativos da UFMA e demais interessados em aumentar seu grau de conhecimento sobre os processos educacionais que envolvem o Ensino a Distância, a Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias na Educação da UFMA (DINTE) vem promovendo uma série de webinários desde o mês de abril, que tratam sobre diversos assuntos ligados ao ensino remoto e a distância.
Os webinários da última semana (de 13 a 17 de julho) tiveram como pauta, respectivamente, as bases teóricas a respeito do Ensino Remoto, Ensino Híbrido e Educação a Distância (EaD); Os recursos para uma postura adequada e um bom desempenho na condução de apresentações em reuniões remotas ou webconferência e; estratégias de estreitamento da comunicação entre alunos e professores, para criar um ambiente mais imersivo e interativo durante aulas remotas.
No primeiro webinário, intitulado “Ensino remoto e educação à distância: diferenças e limitações”, realizado na segunda-feira, dia 13, o Prof. Dr. Bottentuit Jr abordou as diferenças entre o ensino remoto emergencial e educação a distância, explanando os meios que podem auxiliar os docentes na realização das atividades da melhor forma possível. O professor destacou as mudanças que a própria tecnologia já proporcionou até hoje: “A tecnologia está levando a grandes mudanças na economia, na comunicação, em como nos relacionamos com os outros e cada vez mais no modo como aprendemos. Então, cada vez mais fazemos formações online, buscamos cursos. Está mudando muito“, pontuou.
Bottentuit Jr também lembrou que a mudança não é recente. “Essas mudanças foram construídas em grande parte em uma outra era, baseada em uma era industrial em vez de uma era digital” destacou.
Esses pontos, de acordo com o professor, foram essenciais na construção do modelo presencial de ensino, onde os docentes possuem expertise mas a pandemia do novo Coronavírus (Sars-CoV-2) mudou esse paradigma: “Temos na Universidade Federal do Maranhão, super especialistas em várias áreas do conhecimento. Mas muitos deles se formaram no modelo presencial, no modelo de aula expositiva dialogada e que não teve essa formação do digital e, do dia pra noite, terá que fazer suas aulas, seus conteúdos nesse formato. Então, toda a mudança ocasiona um estresse inicial, até que a gente possa se adaptar e começar a enxergar vantagens e potencialidades em tudo isso“, enfatizou.
Durante o webinário Bottentuit também trouxe à tona as possibilidades que o ensino remoto proporciona para o desenvolvimento das atividades acadêmicas, como a utilização de ferramentas para videoconferências, por exemplo, que neste período, não colocam em risco a saúde dos docentes e discentes, além de economizar no tempo de deslocamento.
O professor também elucidou o por quê das Instituições de Ensino Superior (IES) não realizarem a modalidade “Educação a Distância” e sim o ensino remoto, explicando a legislação vigente relativa a EaD; conceituação da modalidade, e sua aplicação nas IES. A palestra completa pode ser acessada no link https://eadparavc.dinte.ufma.br/?p=3506.
O segundo webinário da semana, ocorrido na quarta-feira, dia 15, teve como tema “Postura profissional e boas práticas em reuniões on line”, onde a Profª Drª Cecília Leite explanou alguns recursos que profissionais, professores e alunos podem utilizar para obterem uma postura adequada e um bom desempenho na condução de apresentações em reuniões remotas.
Cecília Leite deu dicas e fez observações para aumentar a eficiência da reunião, da aula ou webconferência, nesses tempo de pandemia. “Essa fronteira entre o público e o privado se desfez plenamente e a gente trouxe as reuniões para dentro de casa, trouxe a pompa da formalidade das reuniões. Até as formaturas estão fazendo de casa… Então, é bom que a gente saiba lidar com essas tecnologias, porque afinal de contas existem certas etiquetas, certas dicas, certos truques para melhorar a performance naquela situação“, pontuou.
Durante o webinário a professora enfatizou a importância da organização do local onde será realizada a webconferência: “A gente deve escolher um local sem muito movimento para não tirar a atenção de quem está assistindo o conteúdo que a gente tem para oferecer” afirmou Cecília Leite.
Além das questões técnicas, a professora falou sobre aspectos comportamentais que podem influenciar positiva ou negativamente as reuniões on line, como excesso de gesticulação, criação de ruídos (amassar papel, sons de celular etc), realizar outras atividades que não tenham a ver com reunião e evitar ser prolixo. “Então, quando você for falar, fale com firmeza, com objetividade”, destacou a professora. A palestra completa pode ser acessada por meio do link https://eadparavc.dinte.ufma.br/?p=3546.
Já na sexta-feira, dia 17, o Prof. Dr .Carlos Salles trouxe o tema “Construindo Aulas Remotas Interativas”, onde falou sobre o desafio que é a construção de aulas remotas, e como pode-se obter maior interação e imersão entre alunos e professores, quando comparado a aulas presenciais.
Carlos Salles conceituou o que é Internet, falando sobre sua natureza contínua que, ao contrário do livro físico, seus conteúdos vão aprofundando por utilizar-se da hipertextualidade: “A internet é um conjunto de links que criam associação entre o conhecimento distribuído, e o conhecimento não está centralizado, ele não é linear” afirmou.
O professor também fez um paralelo entre o início da internet e como ela se encontra nos dias atuais, falando sobre as mudanças ocorridas, como a inserção de outros tipos de conteúdos não textuais, como imagens, áudios e vídeos. “Com o tempo a internet mudou para uma internet multimídia”, o que, de acordo com o professor, é o embasamento para a criação de aulas remotas mais interativas: “E as aulas remotas? Elas vão ser feitas exatamente em cima dessa tecnologia multimídia e dessa tecnologia de hipertexto. Por quê a gente tem que se contentar em ter uma aula com uma dinâmica estritamente linear? Por quê a gente não pode criar uma experiência que seja individualizada para cada aluno nosso…Acho que as aulas remotas criam uma certa oportunidade nesse sentido”, refletiu.
Carlos Salles apresentou, durante o webinário, ferramentas gratuitas e pagas que podem ser utilizadas com sucesso pelos docentes durante a transmissão de aulas remotas e que permitem o controle sobre a interação dos participantes em tempo real, ensinando o passo-a-passo da utilização de cada uma das ferramentas. O professor também falou sobre a internet 2.0, além da utilização de atividades assíncronas no ensino remoto. Para acessar a palestra clique no link: https://eadparavc.dinte.ufma.br/?p=3572
Durante todo o mês de julho estão sendo promovidos pela DINTE webinários que tem por objetivo ofertar a comunidade acadêmica uma série de formação gratuita aberta aos docentes, técnicos administrativos da UFMA e demais interessados e aumentar seu conhecimento sobre os processos educacionais que envolvem o Ensino a Distância e ferramentas para a sua realização.
A DINTE ainda disponibilza, semanalmente, uma agenda de webinários no portal https://eadparavc.dinte.ufma.br/. Para inscrever-se, é necessário acessar o SIGEVENTOS – Sistema Integrado de Gestão de Eventos Institucionais. Todos os webinários serão realizados por meio do Google Meet, com limite de 250 vagas e certificação para o participante.
Portal “EaD para Você”
O Portal “EaD para Você” é um projeto desenvolvido pela Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias na Educação (DINTE/UFMA), com o objetivo de subsidiar a aquisição de conhecimentos na esfera das Tecnologias na Educação ao corpo docente e de técnicos da UFMA, por meio de informações, cursos, treinamentos, webinários, entre outras iniciativas educacionais.
Você pode acompanhar as novidades pelas redes sociais do “EaD para Você” no facebook e instagram (@ufma.eadparavoce). E, para receber nossas notícias inscreva-se nos canais do Telegram (https://t.me/ufmaeadparavoce) e WhatsApp (https://bit.ly/3fybTse).
Leave a Comment