O atendimento de pessoas com diagnóstico de epilepsia é comum na Atenção Primária à Saúde (APS). De modo a contribuir com a qualidade do atendimento e do fluxo de trabalho, a UNA-SUS/UFMA oferta o curso Cuidado em crises epilépticas e epilepsia. A capacitação tem início imediato, é gratuita e as inscrições ficam disponíveis até 31 de outubro.
A capacitação é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), UNA-SUS/UFMA e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).
Com carga horária de 30 horas, o curso é ofertado na modalidade a distância (autoinstrucional). O público-alvo são profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, além de técnicos, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas pela capacitação.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença acomete cerca de 2% da população brasileira, o que equivale a quase 4 milhões de pessoas atingidas, e cerca de 50 milhões de pessoas no mundo. Em outras palavras, de cada cem pessoas, uma a duas tem epilepsia, segundo a Associação Brasileira de Epilepsia.
Por essa razão, os profissionais que atuam nessa linha de cuidado devem conhecer as definições, classificações e os manejos corretos para esses casos, sendo fundamental diferenciar, por exemplo, epilepsia de crise epiléptica para melhor assistência ao usuário.
No decorrer do curso, o estudante terá acesso aos recursos para avaliação dos riscos e vulnerabilidades relacionados às demandas espontâneas na APS, bem como diretrizes para organizar o processo de trabalho das equipes de atenção, além de revisar o manejo da crise epiléptica e epilepsia na Atenção Primária à Saúde.
Com informações do Ministério da Saúde.
Leave a Comment