Neste 18 de junho, celebra-se o Dia do Orgulho Autista, uma data marcante para conscientizar a sociedade sobre a valorização das pessoas neurodiversas dentro do Espectro do Transtorno Autista (TEA). A Universidade Federal do Maranhão, por meio da UNA-SUS-UFMA, destaca a importância de levar informação à população por meio do curso “Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo”, que tem sido uma valiosa ferramenta na promoção do respeito e inclusão sobre os indivíduos que apresentam TEA.
Estima-se que haja 2 milhões de pessoas com autismo no Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde. Neste contexto, observou-se, nos últimos anos, uma demanda crescente por serviços em saúde direcionados às pessoas diagnosticadas com este transtorno no país.
Conhecer a história e epidemiologia do Transtorno do Espectro do Autismo, bem como o seu acompanhamento e atendimento no SUS, com enfoque na habilitação e reabilitação dessa população para a sua efetiva inclusão, são alguns dos temas abordados na capacitação gratuita da UNA-SUS-UFMA, que segue com inscrições abertas até 30 de novembro.
“Quando pensamos no cuidado da pessoa com TEA, significa que a atenção à saúde não se reduz à condição diagnóstica, pois considera as particularidades dos indivíduos frente à sua maneira de estar no mundo e se relacionar, a partir das diferenças identificadas no espectro. E para que a atenção seja integral, as ações devem se estender à família, e estarem vinculadas não somente aos diferentes serviços de atenção do SUS, como também às iniciativas de proteção social e educação”, destaca a coordenadora-geral da UNASUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.
Desde que foi lançado, em abril de 2021, a capacitação “Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo” vem registrando números expressivos de matrículas em todo o país. Hoje, o curso alcança a marca de mais de 40 mil matrículas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UNA-SUS-UFMA.
Para auxiliar o cursista, a capacitação vem acompanhada de diversos recursos educacionais. Os games merecem uma atenção especial. Com o objetivo de criar a melhor experiência de aprendizado on-line no processo educativo na área da saúde, a UNA-SUS/UFMA utiliza diversas estratégias de gamificação em seus cursos de educação continuada como uma forma de capacitação lúdica e inovadora.
“Essa metodologia, também conhecida como gamificação, estimula e desenvolve a tomada de decisão do profissional ao simular práticas clínicas com situações realísticas. A presença dos familiares, a entrevista com os pais e o momento de comunicar o diagnóstico, por exemplo, são explorados também nesse recurso”, relata Ana Emilia.
Com carga horária de 30 horas, a oferta educacional é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da UNA-SUS/UFMA, e Ministério da Saúde – por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência. O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.
Texto: Maiara Pacheco/DTED-UFMA
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