Moodle Ava e Google Classroom se transformaram em parceiros de aprendizagem de alunos e professores
Da Redação
O desafio de prender atenção dos alunos sempre foi algo perseguido por muitos professores. Mas, e quando a distância entre alunos e professor ultrapassa a sala de aula, e chega à tela de computadores ou smartphones? Como manter os alunos em sala de aula, mesmo quando eles não estão fisicamente presentes? Esses são alguns dos desafios que muitos professores estão enfrentando no período da pandemia do novo Coronavírus. O processo de aprendizagem está sendo repensado, e é nesse contexto que algumas ferramentas tecnológicas passam a ganhar destaque. Google Classroom e Moodle AVA são alguns exemplos de ferramentas gratuitas que estão auxiliando os estudantes de diversas instituições na manutenção do processo de ensino e aprendizagem.
O Google Classroom (ou Google Sala de Aula, da tradução do inglês) é parte do programa G Suite for Education. Iniciativa da Google, essa ferramenta disponibiliza um pacote de aplicativos gratuitos para educação a distância. O Classroom funciona como uma sala de aula EaD, onde os professores podem organizar suas turmas. É um serviço que pode ser usado pelas instituições de ensino e por educadores durante a quarentena. Os alunos são adicionados nas turmas através de um código de acesso específico, para que possam ingressar no ambiente virtual de aprendizagem. A plataforma permite que os professores administrem diversas turmas ao mesmo tempo, liberando aos alunos algumas seções do sistema, como o mural, onde os estudantes podem interagir uns com os outros. Também existe uma área reservadas às atividades, onde os docentes podem disponibilizar materiais em PDF, além de um campo específico, reservado para as notas dos alunos, mediante a entrega confirmada das atividades.
Os alunos poderão entregar os trabalhos no aplicativo, tirar dúvidas on-line e, ainda, organizar e consultar a sua agenda de aulas. Para o professor Mauro Ciro, do colégio O Bom Pastor, IFMA e DINTE, o Google Classroom, pode proporcionar um ensino semipresencial. “O Google Sala de Aula, como também é conhecido, é um ambiente virtual de apoio ao professor. Se este souber aproveitar os serviços integrados no ambiente, conseguirá alcançar seus objetivos e garantir o aprendizado de seus alunos de forma semipresencial. Com o avanço do sistema de educação, gosto sempre de sugerir a utilização dele para facilitar as aulas invertidas”, afirma.
Antes de iniciar a explicação das funcionalidades do sistema Moodle AVA, é preciso explicar o que esses termos significam. AVA é Ambiente Virtual de Aprendizagem, e o seu conceito é basicamente o de promover a substituição de uma sala de aula física por um ambiente virtual adequado à promoção da educação, compartilhando conhecimento com muito mais rapidez e eficiência. Sua função é a de ser um portal de implementação do ensino a distância, sendo acessível através de uma conexão com a internet, com uso de login e senha. Já o Moodle – Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment (Objeto Modular Orientado ao Ambiente de Aprendizagem Dinâmica, da tradução do Inglês) – é um programa de computador que permite aos alunos e aos tutores uniformizar o sistema de aprendizado, possibilitando a integração de alunos, tutores e cursos em um único ambiente dinâmico. As funcionalidades do Moodle são inúmeras e, por ser um software livre, aberto, pode receber atualizações periódicas, com a criação de novos plugins e novas ferramentas de aprendizagem.
Algumas ferramentas de destaque do Moodle são: Livro de Notas (atividades pontuadas que valem nota); disponibilização de PDFs, áudios e vídeos; fórum; laboratório de avaliação (fases da atividade); plugin H5P (que permite a construção de linha do tempo); vídeo interativo, com perguntas no meio do vídeo e justaposição de imagens, entre outras. Para o Professor Fábio Lima, da Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias na Educação/DINTE, o ensino a distância não substitui o ensino convencional: “acredito que ambientes virtuais não substituam a sala de aula, mas a complementa. Como ensino híbrido, uma metodologia que combina aprendizado on-line forma virtual e outros em que a aprendizagem ocorre de forma presencial. Lembrando que a interação e colaboração pode ser alcançada nesses dois momentos”- concluiu.
Em tempo de quarentena, os recursos tecnológicos de educação a distância possibilitam a continuidade do aprendizado, mesmo em um contexto de afastamento social. Apesar do distanciamento, os ambientes virtuais de aprendizado acabam cumprindo com sua função de aproximar professores de alunos e auxiliam na continuidade do processo de ensino.
*Algumas imagens utilizadas nesse post são meramente ilustrativas e de reprodução da internet.
Leave a Comment